Uma TDT de hipocrisias

A presidente da Anacom disse hoje que o mercado não tem interesse em mais canais na TDT, mesmo havendo espaço para eles (leia aqui). Só não explica que a falta de interesse vem do facto de que a TDT estabelecida em Portugal não tira proveito da tecnologia digital, não oferece interatividade, não oferece nem mesmo a TV móvel, canais em HD, serviços teletexto, legendagem ou canais de rádio. Quem quer uma TV de qualidade no país deve pagar por ela. Por isto a TDT beneficia, e muito, os canais pagos.

E sobre a cobertura nas zonas de sombra a presidente não fala? A Anacom poderia liberar o acesso às dezenas de canais que têm condições serem visionados pelo sistema via satélite, mas optou por entregar à PT o monopólio na venda dos kits. Os aparelhos comercializados pela PT bloqueiam o acesso aos canais cujos sinais poderiam ser captados legalmente em Portugal, o que parece ferir a Lei das Comunicações Eletrónicas.

Estamos fartos da enganação que temos que aturar sobre a TDT. É só hipocrisia atrás de hipocrisia. Continuam a tentar explicar o inexplicável. Fazem o que fazem e depois inventam desculpas.

O caso dos subsídios é outra vergonha. Apenas 4 mil pessoas utilizaram o incentivo, sendo que 220 mil tinham o direito da receber o benefício na compra dos descodificadores e kits satélite, conforme li aqui.

Isto ocorreu por conta da burocracia desmedida para que os prováveis beneficiários pudessem obter o subsídio e também devido à falta de informação.

A PT agradece, pois assim não gastou com os idosos e as famílias carenciadas. Agradece também porque vendeu mais pacotes MEO, com contratos de fidelização.

É preciso ressaltar também as constantes falhas na receção da imagem. A Anacom quer rever a questão, adotar um sistema de multi-frequências, mas até agora não estabeleceu um prazo para que isto ocorra. Também não demonstrou ainda interesse em obrigar à PT a ampliar a cobertura e reduzir as zonas de sombra, já que a empresa terá mais canais no espectro para distribuir os sinais.

O regulador também não parece contar com o fenómeno anual da propagação a longa distância (Ductos) que sempre assola Portugal Continental no verão. Ou seja, se não houver um planeamento que garanta não haver interferências com Espanha em todo o país (e não só nas zonas de fronteira, pois o fenómeno dos ductos faz com que chegue a Lisboa sinais de Espanha e até do Marrocos, nos meses mais quentes) os problemas verificados na TDT no ano passado repetir-se-ão todos os anos.

A Anacom fala como se não tivesse culpa pelo sistema pífio que temos. É para ficarmos indignados com tamanho descaramento.

About these ads

16 responses to “Uma TDT de hipocrisias

  1. Isso nem é uma Anacom, é uma Anaconda…

  2. Todas as pessoas sabem que a TDT em Portugal é uma mentira hipócrita. Só PT com o consentimento do governo é que arrecadaram milhões mesmo sabendo que enganavam os Portugueses com tal mentira!!!

  3. Eu tenho a TDT PT e ES, e uma parabolica no satelite HOTBIRD, vejo os jogos da liga á borla.. NAO PAGO NADA A ESTES CHULOS.

  4. Há formas de modificar a nossa TDT, mas falta interesse.

  5. Sr.Sergio, neste caso é mais o inverso, não faltam é interesses, nós temos todo o interesse em ter uma TDT a funcionar bem e com novos serviços já para os hipócritas o interesse é servir muito mal o que não lhes dá lucro.

  6. O interesse do público , sem dúvida que é ter mais e melhores canais na TDT. Infelizmente, esse, é o que menos conta em todo este processo.

  7. Creio que estão a arranjar formas de estudar o problema (não-conceptual, mas sim técnico!). http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1150784

    • No caso de não me ter feito entender, quis dizer que independentemente do facto de que há um problema conceptual que está à vista de quem quer ver, a ANACOM avançou com um concurso público que pretende ajudar a avaliar o problema técnico.

  8. A TÉCNICA USADA PELO SNR. DAVIDE .SANTOS É A MELHOR.

    AO SER VERDADE O EXPOSTO NOS VÁRIOS COMENTÁRIOS, E;

    CERTAMENTE AO EXISTIREM AS CITADAS HIPOCRISIAS E

    INVERDADES DISFARÇADAS, CONCORDO. Qui, 18 Abr, 2013, 20:45

  9. Certamente a atual direção da Anacom parece estar mais preocupada em resolver os problemas que a anterior. Mas é difícil operar num sistema onde aparentemente há uma captura regulatória.

    Aproveito para lembrar que este é um espaço democrático, onde todos podem expor a sua visão, desde que ela não seja de caráter ofensivo. Caso contrário, a mensagem será apagada.

  10. É todos os Portugueses criarem uma plataforma e meter este sr em tribunal e pedir indeminizaçoes. Para n brincarem com dinheiro publico

  11. A TDT DA ESPANHA TEM CERCA DE 50 CANAIS TV EM SINAL ABERTO, aqui em OLHÃO, com o levante (SUESTE) , quase todos se veem muito bem, por vezes, até o sinal é mais forte que o sinal português. Nós portugueses, apenas temos quatro canais (+ TV AR) em sinal aberto; e; se quizer-mos ver mais, é só escolher o pacote e pagar a correspondente factura.

  12. Soube hoje que a PT anda a aliciar as pessoas que TDT DTH para assinarem um contrato de canais pagos com o Meo.

  13. Completamente verdade a afirmação de Miguel, com data de Abril 24, 2013 às 6:16 pm

  14. ESTÁ A TOMAR CONHECIMENTO DE INFRMAÇÃO QUE DESCONHECIA, MAS, A PARTIR DE AGORA, VAI PASSAR A UTILIZAR A MESMA TÉCNICA DE DAVID SANTOS. APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM COXO QUE UM MENTIROSO, É O CASO DAS CITADAS HIPOCRISIAS E MENTIRAS DISFARÇADAS DE VERDADES.

  15. Parabéns pela divulgação da informação sobre a TDT, espero que continue.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s