O que é a TV digital?

Tenho postado aqui diversas informações que fazem parte do mundo da TV digital, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é esse sistema. Portanto, neste post, vou tentar explicar de forma clara o que é a televisão digital.

Há várias formas de TV digital, como a IPTV, que é a TV por IP (protocolo de Internet) via linha telefónica; a TV digital terrestre (TDT), que é transmitida pelo ar; a TV digital via cabo, via satélite e via telemóveis.

A TDT é a que vai substituir nossa actual televisão analógica. Portanto, num futuro próximo, ao assistirmos a SIC, TVI, RTP ou eventuais canais que ganharem autorização para operar em Portugal, estaremos a ver uma TV digital gratuita. Há também a possibilidade de haver uma TDT paga e o governo português já anunciou que pretende fazer dois concursos, um para a TDT gratuita, que vai englobar os canais livres, e outro para a TDT paga.

A mudança básica da TV analógica para a digital diz respeito à transmissão de dados. A TDT funciona por transmissão de dados compactados em formato MPEG, ou seja, imagens e sons digitalizados (linguagem binária). Num primeiro momento, os telespectadores poderão optar por utilizar seus televisores analógicos para ver os sinais digitais, mas para isso terão que adquirir um  descodificador, uma set-top-box.

Como os dados são digitais, na mesma frequência do espectro hertziano que se transmite hoje um canal como a SIC, TVI e RTP, será possível transmitir em MP4 até 11 canais com qualidade semelhante a que temos agora, mas com mais pixels e sem eventuais interferências. Há ainda a possibilidade de se transmitir menos canais mas com a imagem muitíssimo melhor do que a que temos hoje. Isso seria a HDTV (high definition TV), ou TV de alta definição.

Há no mundo, até o momento, apenas três sistemas de Televisão digital: o sistema europeu, o norte-americano e o japonês. Também está sendo desenvolvido na China uma quarto sistema de TV digital, semelhante ao sistema norte-americano. 

O sistema europeu é o DVB (digital video broadcasting). Ele foi desenvolvido por um consórcio de aproximadamente 270 empresas de radiodifusão, como a BBC, ou fornecedoras de equipamentos electrónicos, como a a Nokia. Além da Europa, foi adoptado na Índia, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e deve ser adptado também nos países do Médio Oriente.

O suporte europeu para a TV digital via satélite é o DVB-S, via cabo é o DVB-C, via terrestre é o DVB-T e via IP por rede telefónica convencional (IPTV) é o DVB-IP. Há ainda uma variação do DVB-T para telemóveis que é o DVB-H.

O sistema japonês é o ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting). Possui uma tecnologia que prioriza a interactividade entre os telespectadores e as redes transmissoras. Foi adoptado no Japão e no Brasil. 

O sistema norte-americano é o chamado ATSC (Advanced Television Systems Committee). Prioriza a TV de alta definição em detrimento da multiplicidade de canais. Esse sistema favorece as redes de TV. Foi adoptado nos Estados Unidos, México, Canadá e Coréia do Sul.

Como o mercado da TV digital cresce a cada dia, é provável que outros países que não citei já tenham adoptado algum dos sistemas descritos.

Mas, por que não há um único sistema no mundo? A resposta é simples: Porque a divisão do mercado implica num vasto jogo de interesses de empresas de diversos países que produzem equipamentos electrónicos, de suporte, etc.

Anúncios

3 responses to “O que é a TV digital?

  1. Adorei o blog de vocês, parabéns!!! nota 10! Se puderem visitar meu site sobre regressao a vidas passadas ficarei muito grato http://www.espacoauryn.com . Abraços

  2. Gostaria de passar uma mensagem de voz para o Japão. Peço solariedade e a gardeço qualquer contacto. Atenta sempre aqui. Leopoldina

  3. Como chegar mensagem a familiar para Asia? Agradeço Atenção. Obrigado/a
    Leopoldina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s