Portugal terá mais um canal generalista na TDT

Conselho de Ministros de 3 de Janeiro determinou como será a utilização do “Multiplexer* A” na televisão digital terrestre (TDT). Foram aprovados os seguintes diplomas:

1) A concessão de um novo canal generalista

2) A transmissão em alta definição (HDTV) a partir do apagão analógico, previsto para 2012. Durante o período de transição do analógico para o digital, quando ocorrerão transmissões simultâneas no sistema analógico e no digital, as emissoras poderão testar os sitema de alta definição emitindo alguns programas em HDTV.

3) O concurso para o novo canal será realizado no máximo 180 dias após o acto público para o concurso de gestão da plataforma de sinal aberto da TDT (que ainda não tem data definida).

4) Havendo ainda espaço no espectro, ele será utilizado para outros serviços de comunicação (não especificados).

* O multiplexer é um dispositivo que possibilita que numa mesma faixa do espectro possam ser transmistidos diversos canais. O multiplexer A é o que vai comportar os canais gratuitos da TDT, que serão os canais actuais da TV generalista (RTP1, RTP2, Açores, Madeira, SIC, TVI) e o novo canal que será concedido pelo governo. Também já foi anunciado outros multiplexes que transmitirão os os canais pagos da TDT, sendo dois de alcance nacional (multiplexes B e C) e três regionais (multiplexes D, E e F).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s