DVB-H agora é norma da UE para a TV móvel

A comissão Europeia decidiu, no dia 17 de Fevereiro, acrescentar a norma Digital Video Broadcasting Handheld (DVB-H) à lista de normas da União Europeia. É um grande passo no sentido de criar um mercado único para a televisão móvel, já que o standard DVB-H foi desenvolvido para esse tipo de transmissão. Com isso, as pessoas poderão assitir à TV digital móvel através de seus aparelhos estando em qualquer país da Europa ou mesmo em deslocamento.

Estudos apontam que a televisão móvel pode criar um mercado mundial de 20 mil milhões de euros até 2015. Na Europa, esse mercado deve atingir aproximadamente 68.7 milhões de pessoas até 2011.

A norma DVB-H está actualmente na fase de ensaio ou na de lançamento comercial em 16 países. Em Itália, estão já disponíveis serviços comerciais DVB-H e ainda este ano ano devem ser lançados serviços comerciais na Finlândia, Áustria, França, Suíça e Espanha.

A Comissão considera que 2008 é um ano crucial para a adopção da televisão móvel na UE devido aos importantes eventos desportivos que terão lugar este ano, como o Campeonato Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos, que oferecem uma oportunidade única para sensibilizar os consumidores para a adopção de novos serviços.

Em Portugal, no entanto, ainda levaremos tempo até termos essa tecnologia de TV digital móvel à nossa disposição, pois o país ainda está no primeiro passo da TDT, cujas emissões poderão, se calhar, começar no fim deste ano. Mas, em relação ao DVB-H, os concursos que foram lançados pouco mencionam a tecnologia. A TV móvel seria um segundo e importante passo na implementação da TV digital portuguesa e já deveria começar a ser discutida amplamente.

Contexto:

Em Julho de 2007, a Comissão propôs uma estratégia para promover a televisão móvel em toda a Europa (ver IP/07/1118, MEMO/07/298). Essa estratégia previa a utilização da norma aberta DVB-H – desenvolvida pela indústria europeia, em parte com o apoio de fundos comunitários à investigação – como norma comum para a televisão móvel terrestre em toda a Europa. O Conselho de Ministros das Telecomunicações aprovou a estratégia da Comissão Europeia para a televisão móvel em Novembro de 2007 (ver IP/07/1815).

Para mais detalhes:

MEMO/07/298 / SPEECH/08/144

Obs: As informações são do site da União Europeia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s