PT garante desconto à RTP nas emissões dos sinais digitais

Notícia divulgada pela Lusa:

“O presidente da RTP disse que o acordo estabelecido com a Portugal Telecom para distribuição do sinal de Televisão Digital Terrestre levará a uma redução dos custos da emissão digital de 60 por cento (a partir do apagão analógico, previsto para 2012).

Durante o período de ‘simulcast’ – entre 2009 e 2012 haverá emissão simultânea em sinal analógico e em digital – ‘os custos de emissão serão os mesmos que actualmente’, acrescentou o presidente da televisão pública durante a audição que hoje (ontem) decorreu na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura.

Esta garantia de redução dos custos de emissão é, segundo explicou Guilherme Costa aos deputados, uma forma de enfrentar o ‘choque na economia produzido pelo concurso para TDT e pela criação de um quinto canal’ generalista e em sinal aberto.

Sem o acordo com a PT, os custos da emissão em sinal digital ‘duplicariam face aos custos do sinal analógico’, acrescentou, admitindo que ‘agora estamos a procurar soluções [a fim de obter mais] proveitos que esbatam essas ameaças’.

Li a informação no Sapo.

4 responses to “PT garante desconto à RTP nas emissões dos sinais digitais

  1. Sérgio, podes-me dizer se a PT vai mesmo oferecer descontos nos descodificadores?

  2. Caro Manuel,

    A PT anunciou, segundo noticiou a imprensa, que tem 40 milhões para subsidiar aparelhos para a TDT. De acordo com CEO do Grupo, Zeinal Bava, o valor do fundo é de 15 milhões para a plataforma gratuita e 25 milhões para a TDT por subscrição. Esses valores podem ser revistos, se a empresa constatar que eles não serão suficientes para contemplar todos os consumidores que necessitarem de apoio.

    Cumprimentos.

  3. Ok, porreiro, obrigado pela informação. Seria bom era que o estado ouvisse a PT e também financiasse alguns dos aparelhos, para famílias com menor rendimento.

  4. Pois é Manuel. Seria mesmo interessante se o Estado financiasse os aparelhos. Mas o Governo já disse que não fará isso, mesmo porque a Comissão Europeia não vê esses subsídios com bons olhos (conforme já falei aqui no blog)
    .
    Obrigado pela correcção. Já está feita. Foi um lapso.

    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s