AirPlus TV: “júri do concurso para a TDT foi parcial”

A AirPlus não poupou críticas ao júri que deu à PT a vitória no concurso da TDT paga. Disse que ele não tinha competência nem isenção para avaliar as candidaturas e, por conta disso, requereu à ANACOM a nomeação de uma nova comissão para reavaliar as propostas.

Caso a ANACOM não concorde, a AirPlus pode levar o caso para Tribunal, com o intuito de impedir a adjucação do concurso à PT.

Os jornais repercutiram o caso, a partir de uma conferência dada pelo presidente da operadora sueca em Portugal, Luís Nazaré. Segundo o Diário de Notícias, ele afirmou que:

“No Relatório de Análise e Apreciação das Candidaturas, a Airplus TV Portugal ficou melhor classificada em quatro de sete critérios, ‘efectivamente mais importantes’: soluções tecnologicamente inovadoras, interoperabilidade, sociedade de informação; qualidade do plano técnico; qualificação da oferta televisiva; difusão de obras criativas em língua portuguesa.

No entanto, a pontuação mais elevada no concurso foi atribuída à PT (85 pontos), classificação contestada pela AirPuls TV (57 pontos), que alega terem havido ‘irregularidades formais, patentes em todo o processo’. Tal como a ausência de divulgação dos critérios de pontuação, alegadamente aplicados de forma ‘arbitrária’ pela comissão de avaliação liderada por Carlos Salema.

Algo que terá permitido a atribuição de 200 pontos à PT e de -66,67 pontos à AirPlus TV no critério b2, referente à contribuição para a produção de conteúdos europeus, exemplificou Luís Nazaré. ‘O júri encarregou-se de encontrar um conjunto de níveis entre o bom e o neutro, criando uma tabela com 15 níveis de referência no mínimo estranha, e onde é possível obter-se mais pontos numa determinada categoria do que em categorias acima.'”

A reportagem completa do DN você lê aqui.

Veja a notícia também no Jornal de Negócios e no Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s