PT quer Zon fora da disputa pelo novo canal

A Lusa teve acesso ao documento entregue pela PT ao Gabinete para os Meios de Comunicação Social, referente ao consurso para o 5º canal. Veja alguns trechos:

“Alerta-se para a necessidade de ser definido um critério que permita a exclusão de candidaturas de empresas que detenham uma posição dominante em qualquer mercado dos conteúdos para televisão em sinal aberto ou de televisão por subscrição e que detenham presentemente mais de 30 por cento em qualquer um dos referidos mercados.”

“O Grupo PT entende que a criação de um novo canal de televisão, de âmbito nacional, de carácter generalista e acessível à generalidade da população, sem qualquer contrapartida, através de um operação tecnológica Free to Air (FTA), revela especial importância e interesse para o desenvolvimento do mercado dos meios de comunicação social em Portugal”

“A criação de um novo canal constituirá, certamente, um factor de diferenciação, de promoção e de incentivo para a adesão à Televisão Digital Terrestre, com a consequente estimulação do processo de ‘switch-off’ difusões analógicas até 2012”.

O documento ressalta que as propostas “visam uma melhor articulação com as diferentes medidas que têm vindo a ser tomadas pelo Governo nesta matéria, designadamente com o próprio concurso da TDT, com a Proposta de Lei n.º 215/X, de 19 de Junho de 2008, referente ao pluralismo e à não concentração nos meios de comunicação social, a qual reflecte as politicas europeias quanto a esta matéria e com a própria Lei de Televisão”.

Soa-me estranho a PT falar de concentração, no que diz respeito à TV digital.

O Expresso publicou uma reportagem sobre o assunto.

4 responses to “PT quer Zon fora da disputa pelo novo canal

  1. O PT quer a zon fora lol lol isso é uma piada, essas tácticas do tipo, ataca-se a própria casa e depois disse que são os outros, venderam a zone e agora estão contra ela lol lol, a isto chama-se jogadas duplas
    o 5 canal vai ser uma copia da sic da tvi (telenovelas)? ou vamos ter mais uma canal dito nacional e generalista mas só se fala de Lisboa e do Porto .

  2. “Concentração nos meios de comunicação social”?
    A PT está metido na TV por satélite com o Meo Sat, faz concorrência directa com o IPTV ao cabo e ganhou ainda o concurso dos canais pagos da TDT.
    Qual é a empresa das telecomunicações que detinha um monopólio no sector dos telefones e da internet até há pouco tempo e abusou bem dessa situação?
    E a concorrência da ZON e da PT assemelha-se muito à concorrência entre as operadoras dos telemóveis.
    Alias, eu estou-me nas tintas para um 5º canal, queria ver na TDT livre alguns canais regionais, um de informação, um de desporto (sem futebol), um de documentários, um infantil (sem violência e publicidade), algo que serve à população e não a ilude.

    Cumprimentos

  3. Recebi alguns emails de leitores do blog que reclamam da questão do novo canal possivelmente vir a se concentrar em Lisboa, como os demais. É um caso a ser pensado e discutido.

    Quanto à questão das concentrações, acredito que seja um problema grave em Portugal, que vem-se tentando corrigir, cuja solução que encontra dificuldades quando esbarra em interesses económicos.

  4. Já se Fala muito do 5 Canal, que vai-se estrear no dia 21 Outubro, Nem se quer sei o Nome do 5 Canal… Espero que seja Muito Diferente á RTP, SIC e TVI… Se Continua com Programas que todos os dias é Sempre a Mesma coisa , o 5 Canal nunca vai ao Lado Nenhum… Não Terá Interesse aos Portugueses. Vamos vêr o que vai
    dar … Com os Melhores Cumprimentos Amigo Switzerland

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s