Lançamento do concurso para o 5º canal sofre atraso

Apesar do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) ter dito, no início de Setembro, que o concurso para o 5º canal seria lançado no dia 21 de Outubro, o calendário sofreu atrasos e Portugal terá que esperar um pouco mais para que o regulamento do concurso seja publicado.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, declarou à Lusa que a publicação acontecerá “muito brevemente”, mas não específicou uma data. Segundo o ministro, o atraso ocorreu por conta da licença ao plataformista, no caso a PT, que só foi atribuída na última segunda-feira.

4 responses to “Lançamento do concurso para o 5º canal sofre atraso

  1. “Cabe lembrar que, além do padrão japonês para a TV digital terrestre, há os padrões europeu, chinês e norte-americano.”

    Escreveu o autor do blog. No entanto e embora os TV’s com TDT integrada escrevam TNT(França), TDT(Espanha) e Freeview(Reino Unido), pelo que me consta e já me foi assim respondido no site Espanhol Tele Digital y Satélite Infos a Freeview tem um sistema diferente da TNT e TDT(A mesma coisa).

    Muito gostava de ser esclarecido, obrigado!

  2. Caro José Luís,

    TDT é um sistema de transmissão. Freeview é o serviço inglês, que mescla a transmissão digital terrestre e a transmissão via satélite. São coisas distintas. Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Um abraço.

  3. Sim deve ser a mesma coisa, embora a 2.ª parte da resposta não me satisfaça em absoluto.
    De facto não há “mesclas”

    No Reino Unido há o serviço terrestre Freeview(DVB-T) e o Freesat(DVB-S), que faz uma “clonagem” satélite do serviço terrestre para as “Zonas de Sombra”.

    Desculpe a impertinência, um abraço!

  4. Olá José Luis,

    Não há qualquer impertinência. A troca de informações é sempre muito rica e importante e eu agradeço que coloque aqui suas dúvidas.
    Quando referi-me à “mescla” falava justamente das áreas de sombra.
    O Freeview é o grande responsável pelo sucesso da TV digital terrestre no Reino Unido (aliás, onde estou a morar por alguns meses). A partir Julho de 2002, o consórcio liderado pela BBC e com participação da Crown-Castle, recebeu uma licença de 12 anos para operar em dois multiplexes que estavam vagos com a falência da ITV Digital. O consórcio lançou então o Freeview, que oferece 28 canais, entre os quais encontram-se também canais de rádio, canais interactivos e três canais da BSkyB , em emissão aberta. É, portanto, um serviço e não uma tecnologia.
    Caso você precise de informações mais detalhadas, posso enviar-lhe relatórios que tenho do Ofcom.

    Fico à disposição.

    Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s