A Zon e o 5º canal

O mercado tem apostado na candidatura única da Zon Multimédia no concurso para o 5º canal generalista. Tal ideia foi reafirmada hoje, em reportagem publicada pelo Jornal de Negócios. 

O texto faz previsões para a empresa em 2009:

“Muito se tem falado da possível fusão da Zon com a Sonaecom. A Sonae já mostrou toda a sua disponibilidade e mantém a posição de que faz sentido. A Zon tem rejeitado. Mas o tempo pode conduzir mesmo à fusão. O mercado português de telecomunicações não tem dimensão para tantas operadoras globais e as duas empresas encaixam.

O ponto forte da Sonaecom é a operação móvel da Optimus, algo que a Zon não tem. No entanto, se inicialmente se falava de uma OPA da Sonaecom sobre a Zon, começa-se agora a pensar na compra da Sonaecom pela empresa de Rodrigo Costa (presidente da Zon).

A relação de forças alterou-se e Rodrigo Costa, mais do que um gestor, vestiu a pele de empresário. E não pára. A cada mês torna-se mais forte. Já em Janeiro deve apresentar-se como candidato único a uma licença para o quinto canal de televisão, que não lhe deve escapar. Também está em melhor posição para conquistar os accionistas pela via da remuneração.

O endividamento é baixo. Espera-se também que, em 2009, a Zon arranque com a sua internacionalização. O que deve acontecer por África e através de uma oferta de televisão por subscrição via satélite. Mas 2009 não será apenas um ano de ataque para a Zon. A empresa terá, também, de se defender dentro de casa, dos avanços da PT no seu segmento forte – a televisão.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s