21 Estados-membros já têm TDT

Os dados foram divulgados pela Comissão Europeia. Republico aqui a notícia que foi veiculada no Tek Sapo, no dia 17 de Fevereiro:

“A Comissão Europeia anunciou hoje que a migração da televisão analógica para digital está a avançar a ‘um bom ritmo’, o que leva o executivo a afirmar que até 2012 todos os Estados-membros deverão ter os seus processos migratórios terminados e bem sucedidos. Segundo a CE, já existem países onde a adopção da TDT se tornou efectiva e de forma positiva, como é o caso da Alemanha, Finlândia, Luxemburgo, Suécia, Holanda e parte da Bélgica. 

O final do período analógico está previsto para antes do final de 2010 em Espanha, Áustria, Dinamarca, Estónia e Malta, enquanto que na Bulgária, Chipre, República Checa, Grécia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Letónia, Portugal, Eslováquia, Reino Unido e a totalidade do território belga o apagão está marcado para antes de 2012. 

De acordo com a CE, a Polónia tem como prazo limite para o switch off o ano de 2015 enquanto que a Roménia ainda não avançou qualquer data para a migração. 

De qualquer forma, até aqui, são 21 os países que já iniciaram as transmissões de televisão digital terrestre – Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Grécia, Espanha, França, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Malta, Países Baixos, Finlândia, Suécia, Eslovénia e Reino Unido.Países como o Chipre, Irlanda, Polónia, Portugal e Eslováquia anunciaram que a oferta de serviços digitais terá início em 2010. 

A comissária europeia para a Sociedade de informação, Viviane Reding, indicou que vários Estados membros são “claros líderes mundiais” no processo de migração para a TDT. 

Viviane Reding frisa ainda a importância desta migração dada a ‘parcela do espectro recém-libertado’ que ‘ficará disponível para novos serviços de televisão e serviços sem fios’. A comissária frisa ainda que ‘decidir de um modo coordenado sobre a utilização do chamado dividendo digital é fundamental para a rápida recuperação económica da Europa'”.

One response to “21 Estados-membros já têm TDT

  1. Laurentino Dourado

    Ainda Somos um País Pobres, para ter a Melhor Qualidade como os Outros Países. Embora Falta Ainda Muito para Termos o TDT nas nossas Televisões Portuguesas. Tantas Polémicas por Causa dum Canal 5 que nem sequer vai ser para este Ano… É uma Vergonha que o País nós temos em Portugal. 1 Abraço Sérgio de Imigrante Switzerland Já com a TDT Suisse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s