O motivo da TVI ter alienado a RETI à PT

Gostava de chamar a atenção aqui para um tema que me passou ao largo, referente aos concursos da Televisão Digital Terrestre, e que, por fim, levaram à TVI a alienar sua rede de transmissão televisiva à PT.

O Governo, em seu discurso, buscou sempre salientar que a TV digital terrestre deveria fomentar a indústria portuguesa e estimular a concorrência. No entanto, os concursos vão centralizar algo que já estava ao sabor do mercado.

Explico: na TV analógica, os direitos de utilização de frequências são dos operadores de televisão. Ou seja, eles têm o livre arbítrio para montarem suas próprias rede de distribuição dos sinais televisivos, como é o caso da TVI, ou então podem contratar uma empresa para o fazer, como é o caso da SIC e RTP, que pagam à PT pelo serviço. 

Só que os concursos vão agora tornar a radiodifusão televisiva um monopólio, pois dão à mesma empresa os direitos de utilização de frequências.

Com isso, umas das principais prejudicadas acabou por ser a TVI, que se viu ameaçada a perder todo o investimento que tinha em sua rede de radiodifusão televisiva. A empresa chegou a sugerir à ANACOM que os concursos possibilitassem uma gestão compartilhada ou que não permitissem que uma mesma empresa pudesse concorrer aos direitos de utilização de frequências do Multiplexer A e também dos Multiplexers B a F.

As sugestões da TVI não foram acatadas e a empresa passou a correr o risco de ter que desactivar toda a sua rede, que acabaria por virar sucata. Não tendo outra saída, um dia antes do prazo final para a apresentação de candidaturas aos concursos da TDT a TVI anunciou a alienação à PT da RETI –  o seu negócio de distribuição de sinais televisivos.

Ou seja, o governo de uma só vez estabeleceu um monopólio e quase faz com que uma empresa que investiu milhões no país tivesse que parar seus serviços em pleno funcionamento.

Anúncios

One response to “O motivo da TVI ter alienado a RETI à PT

  1. Ola!
    Tenho uma televisão Samsung LE32B350, com TDT, mas não consigo sintonizar os canais digitais portugueses e espanhóis. Resido em Chaves, com cobertura digital dos canais portugueses e espanhóis, num edifício de habitação colectiva e informaram-me que tal facto acontece por o sinal ser distribuido em módulos para os diversos apartamentos do edifício. Gostaria que me esclarecessem se esta situação pode acontecer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s