As candidaturas chumbadas no concurso do 5º canal

A ERC decidiu ontem manter a decisão de excluir as candidaturas da Zon e da Telecinco ao 5º canal.

É preciso destacar algumas consequências desta questão:

  • O não lançamento de um 5º canal dentro dos prazos que estavam previstos não inviabiliza a implementação da TV digital terrestre em Portugal. O 5º canal seria apenas um detalhe da TDT, cujo processo permanecerá inalterado.
  • O lançamento de um 5º canal seria, certamente, um incentivo para que a população comprasse descodificadores para a TDT. Caso não seja possível que o novo canal seja lançado até a data prevista para o swich-off analógico, essa mais-valia poderá fazer falta e talvez será preciso um esforço redobrado para incentivar às pessoas a desembolsarem um determinado valor para comprar uma set-top-box. Cabe lembrar que metade da população portuguesa possui TV por subscrição e apenas a outra metade utiliza a TV terrestre. Portanto, teoricamente, são as pessoas que possuem menos recursos e que, nessa lógica, teriam mais dificuldades em comprar um descodificador.
  • O atraso do governo em definir o uso do espectro remanescente, que será liberado com a digitalização dos sinais, pode ter inviabilizado o 5º canal. Caso esse espectro remanescente fosse utilizado, por exemplo, para serviços de interactividade, as propostas poderiam basear seus financiamentos em novas formas de publicidade, como canais de vendas, etc. O atraso que representa a decisão da ERC é portanto na definição das novas possibilidades que a TDT oferece.
  • Ao chumbar as candidaturas, a ERC abre um caminho para processos em tribunal que podem paralisar o andamento da implementação do 5º canal, impossibilitando que seja lançado um novo concurso até que o processo esteja tramitado em julgado. 

Vou analisar a deliberação da ERC, que possui 75 páginas, e, amanhã, farei algumas considerações no blog.

One response to “As candidaturas chumbadas no concurso do 5º canal

  1. As Polémicas do 5 º Canal vão Continuar por Duas Empresas, Alguns a Pagar Outros em Aberto. é Dificil saber quem Fica com o 5 º Canal. Antiga Resposta Fica os Meus Agredecimentos. Fica Bem e Continuo á Espera das Novidades do 5 º Canal e da TDT. Laurentino ( Scholes )…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s