Dividendo digital: a visão dos fabricantes de equipamentos

Seguem as anotações que fiz durante a apresentação dos representantes das empresas fabricantes de equipamentos electrónicos, durante o Workshop Dividendo Digital, realizado pela Anacom:

Cengiz Evci, da Alcatel Lucent, destacou as oportunidades provenientes do dividendo digital. Segundo ele, a partir de 2012, com o apagão analógico e a liberação de uma importante faixa do espectro, os operadores móveis poderão oferecer serviços de banda larga contínua a baixo custo, com uma cobertura rural alargada e melhor qualidade nas áreas urbanas.

Hans Höglund, da Ericsson, ressaltou a importância do uso do espectro para suprimir o fosso digital. Segundo afirmou, isso deve ser uma prioridade dos governos. O executivo ainda apresentou alguns números, que são esperados pelo mercado:

  • Estima-se que, em 2015, 2,8 bilhões de pessoas estarão a utilizar os serviços de mobile broadband.
  • Para 2013 prevê-se que os serviços de Internet móvel estarão a funcionar com uma velocidade de 1 giga.

Michael Krumpe, da Nokia, recomendou uma regulamentação europeia para o dividendo digital, dando sinais que pode haver um acordo pan-Europeu para a utilização do espectro remanescente. Destacou ainda as excelentes características de propagação nas frequências do dividendo digital, que permitirão o acesso móvel até mesmo às áreas mais dispersas.

Luís Martins, da Cisco, analisou os serviços que existem hoje por meio da Internet móvel e listou uma série de inovações que irão ocorrer. Portanto, segundo ele, as redes sociais passarão ao visual network, os serviços de video streaming passaram a ser em alta definição, os video chattings passarão ao consumer telepresence, o compartilhamento de arquivos passará a ser em banda larga e a IPTV será de altíssima qualidade.

Portanto, ao que pude observar, a grande aposta dos fabricantes é na Internet móvel. A televisão seria apenas um serviço a mais, dentro do potencial de serviços que serão oferecidos por meio da transmissão de dados pelo espectro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s