HDTV grabs attention as switch-off deadline nears

Concedi uma entrevista à revista inglesa New Media Markets, numa reportagem intitulada “HD grabs attention as switch-off deadline nears“. Na peça, que abordou questões sobre as transmissões em HD na Europa Ocidental, pude falar um pouco da situação portuguesa.

Cabe lembrar que Portugal optou pela alta definição na TDT, no Multiplexer A (onde estão os canais generalistas free-to-air). Neste período de simulcast, apenas alguns programas serão em HD. No entanto, após o apagão analógico, previsto para 2012, a HDTV será regra.

A reportagem pode ser lida aqui (em pdf).

3 responses to “HDTV grabs attention as switch-off deadline nears

  1. Amigo, acho que está enganado quanto aos motivos do MUX A (tal como os restantes) utilizarem MPEG-4. A razão é puramente economicista por parte da PT, uma vez que esta já tinha equipamento de cabeça de rede utilizado na difusão do MEO Sat e não quis adquirir codecs MPEG-2 específicos para a TDT.

    Opção errada a meu ver. O MEO usa MPEG-4 mas com modulação DVB-S2, que é muito mais eficiente e permite realmente levar a HDTV em quantidade e qualidade.

    Já no caso terrestre, a utilização do MPEG-4 mas em conjunto com DVB-T resulta num ganho de capacidade próxima dos 10%. A verdadeira eficiência espectral necessária para que a HDTV seja a regra só irá ser obtida através da adopção da futura norma DVB-T2, e aí sim, em conjunto com o MPEG-4.

    Acresce ainda que o MPEG-2 é uma tecnologia madura e barata ao contráro do MPEG-4 que ainda é cara. As Set-top-boxes DVB-T / MPEG-4 são caras e mais grave – incompatíveis com DVB-T2. Pelo que reitero mais uma vez… que rande erro a adopção do MPEG-4, sobretudo com uma oferta de conteúdos FTA paupérrima.

    Atendendo ao enorme benefício tanto para o Operador como para o Estado que será a libertação do espectro (Dividendo Digital), permitindo a exploração de futuros novos serviços, era de esperar que a migração fosse fomentada quer com equipamentos baratos quer com mais canais gratuitos (FTA), à semelhança dos incentivos praticados em França, Espanha e Inglaterra.

  2. Muito interessantes as suas observações. Gostava que entrasse em contacto via email para podermos trocar informações.

    Cordial Abraço.

  3. Are You ready for new technology with high definition 1080p or 720p?
    Step into the future with this elegant high-quality 240hz LCD HDTV
    We are the best HDTV Store, hdtv review, low price guarantee and free shipping

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s