ERC rejeita pedido da PT relativo aos canais pagos da TDT

Actualização em 22/02: Faça aqui o download do Projecto de decisão da ERC.

Algo tem aconteceido nos bastidores da TV digital, após a crise das escutas que envolvem o Governo e a PT. Notícia divulgada hoje pela Lusa dá conta que a ERC foi contra o parecer da Anacom, que manifestou-se favoravelmente à revogação das licenças dos Muxes da TV paga.

Li a informação no JN. A notícia dizia o seguinte:

“A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) divulgou hoje um projeto de decisão que considera improcedente o pedido de revogação da licença para canais pagos da Televisão Digital Terrestre (TDT) apresentado pela PT Comunicações.

‘O Conselho Regulador da ERC aprovou o projeto de deliberação que considera improcedente a pretensão da PT Comunicações de revogação do título habilitador de operador de distribuição que lhe foi atribuído no âmbito do concurso público aberto pela Portaria n.º 207-A/2008, de 25 de fevereiro (retificada pela Declaração de Rectificação n.º 8-A/2008, de 26 de Fevereiro), lê-se no comunicado distribuído hoje.

Este projeto de decisão, que foi aprovado por unanimidade, será agora submetido a audiência prévia da PT Comunicações, pelo prazo de 10 dias úteis.”

3 responses to “ERC rejeita pedido da PT relativo aos canais pagos da TDT

  1. Parece-me que a ERC teve que manter a face tendo em conta que chumbou a proposta do 5º canal (TELECINCO) com base numa suposta fragilidade financeira.
    A ERC fica agora posta em causa quando outorgou uma licença à PT, sem reservas dessa ordem e eis que a PT devolve a lincença com base exactamente nas condicionantes de ordem comercial. Ou seja, a ERC passou a licença à PT sem qualquer problema quanto à viabilidade financeira e é esta última que se recusa a avançar. Ao mesmo tempo recusa dar à Telecinco uma lincença, sendo que esta – ao contrário – quer avançar e assegura que tem o plano financeiro devidamente acautelado. Afinal a ERC percebe mesmo muito de viabilidade financeira…

    Inconsistências… favores… e chumbos forçados… que grande confusão vai no meu país…:(

  2. Atenção é que a PT quer voltar atrás com a licença da tdt paga pela simples razão que o mercado caíu fortemente.
    A PT já teve um problema ao ter incluído o AXN nas emissões de tdt livre onde alguns canais de televisão e distribuidores por cabo protestaram devido à licença da PT para televisão livre só incluír 4 canais e o tal quinto canal que devia começar a emitir a partir de 1 de Abril de 2010.
    Se a ERC abrir novamente o concurso para o 5 canal de certeza que ambos os interessados vão alterar muito fortemente a sua proposta pelo clima actual.
    A verdade é que a telecinco apresentou um projecto muito audaz e muito baseado em financiamento de publicidade… financiamento esse que já estava em franca queda. Começar um canal de televisão já com uma capacidade financeira ao nível dos outros canais é muito perigoso caso a publicidade se afunde.
    O problema principal é que neste momento 60% do mercado está inundado com a televisão por cabo, fibra ou adsl. O resto são pessoas sem capacidade financeira para o terem…
    Só mesmo uma liberalização do sinal nacional é que poderia levar mais gente a deixar a televisão por cabo para se juntar à tdt. E a PT fez um investimento gigantesco com o MEO… que agora iniciar a TDT paga como concorrente é perda de tempo porque sabe que ninguem vai sair do MEO para a TDT paga com as limitações que foram incluídas.

  3. Mais um mito urbano?
    A emissão AXN HD no PID do 5º canal não passou de testes durante 2 dias. Testes com uma emssião HD a sério. E havia uma inscrição no ecrán a avisar para isso mesmo -“Emissão experimental”. Nunca foi intenção da PT deixar o AXN em FTA. LOL, quem é que acredita nisso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s