Nove em cada 10 portugueses ignoram data do switch-off analógico

Um inquérito feito pela Universidade Lusófona revela que a grande maioria dos portugueses ignora que em 2012 o sinal analógico da televisão será desligado.

Li a notícia sobre o estudo no site da TVI 24.

Entre os dados apresentados na reportagem estão:

  • Apenas 7,8% dos inquiridos identificaram correctamente 2012 como o ano do desligamento do sinal analógico de TV terrestre.
  • A maioria dos participantes neste inquérito (85,4%) afirmou não saber quando tal vai acontecer, 6,1% indicou o ano de 2011 e 0,7% achava que ia ser ainda mais tarde, em 2013.
  • As preocupações dos inquiridos centram-se antes nos custos associados à TV digital. É o que está no centro dos receios de 60,6% das pessoas.
  • Sobre o interesse na TV digital, 8,6% dos inquiridos indicaram não ter interesse ou ter pouco interesse na nova tecnologia, 26,7% mostraram-se moderadamente interessados, enquanto 58,5% manifestaram ter interesse ou muito interesse na TV digital.

Repito mais uma vez a pergunta que tenho feito sempre: quando o Governo vai cumprir a obrigação moral de informar aos portugueses o que é a TV digital e o que será feito com o espectro radioeléctrico no País, que é um bem pertencente à toda a população?

O que as autoridades estão a fazer com os cidadãos de Portugal, no que diz respeito à implementação da TV digital terrestre, é uma vergonha.

2 responses to “Nove em cada 10 portugueses ignoram data do switch-off analógico

  1. Eu já muito falo nisto, desde 1998 fiquei interessado na TDT alias fomos uns dos primeiros países a fazer testes da TDT ,aconteceu na expo98, e foi só isso pois logo isto ficou no esquecimento por alguns anos, por causa da burocracia.
    Quando li sobe sobre as vantagens da TDT em 1998 fiquei muito interessado pela grandes vantagens, como o aumento de canais disponíveis gratuitamente.
    Eu falava nisto com varias pessoas, nas minhas longas viagens de comboio que fazia, mas minguem dava muita atenção nessa altura, já nessa altura dizia “não existe TDT em Portugal por causa da “Tvcabo” e dos interesses da PT”
    Nunca vi o processo da TDT Portuguesa no bom caminho, sempre lia sobre as atribuições concursos de licenças a serem cancelados pela anacom, sempre notei que havia um interesse da PT para adiamento, pois estava ganhar clientes com a tvcabo nessa altura, e TDT não seria boa coisa para eles, pois a SportTV podia passar para TDT eles perdiam logo clientes.

    “O que as autoridades estão a fazer com os cidadãos de Portugal, no que diz respeito à implementação da TV digital terrestre, é uma vergonha.”

    Pois é isto mesmo que digo as pessoas sobre este processo, mas quando temos um Primeiro Ministro que vai la para fora a dizer que o Magalhães é grande tecnologia Portuguesa, o que podemos espera dos políticos portugueses em relação as novas tecnologias,nada.

    O que vai acontecer em Portugal,poderemos ate deixar de ter tv gratuita, pois a muitos políticos e empresários defendem isso mesmo, como também referentes ao outros temas da sociedade como saúde,ensino.
    Acho que Portugal esta perder a sua democracia e liberdade, pelo negocio e interesses de alguns.
    Mas para mim a liberdade não é paga, mas sim um direito para todos, o que estão a fazer aos Portugueses, é como foi dito neste post, uma vergonha.

  2. Concordo com suas afirmações. ´Se as coisas continuarem a ser feitas sem divulgação, teremos um grave problema quando o sinal analógico for desligado. Vamos ver em Abril como corre o switch-off em Alenquer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s