TDT: Cidadãos utilizam a Internet para exigir mudanças

Há um intenso movimento nas redes sociais, na blogosfera, no YouTube e nos fóruns online, que tem reivindicado mudanças no modelo de TDT adoptado em Portugal.

No Facebook há um grupo com mais de 400 membros que pede a disponibilização de todos os canais da RTP na TDT (http://www.facebook.com/groups/115308941815190/).

Há outro que conta com o apoio de mais de 500 pessoas e que pede o aumento no número de canais free-to-air na TDT (http://www.facebook.com/MaisCanaisNaTDT), e que publica vídeos e anúncios como os que vemos a seguir:

Já o canal criado pela Anacom, também no Facebook (http://www.facebook.com/tdtoficial), para esclarecer os cidadãos sobre questões relacionadas à TDT é algo constante de críticas de pessoas mais bem informadas, que questionam as respostas e posts publicados no mural do canal e muitas vezes ficam sem resposta.

Quanto aos blogs, pode-se destacar (além deste), o trabalho do TDT em Portugal, que há anos vem alertando sobre os passos equivocados da TV digital portuguesa, tendo, inclusive, liderado uma petição para requerer a inclusão dos canais da RTP na oferta da TDT.

No YouTube há o canal NOZlanac, onde são postados vídeos referentes à TDT. Há também manifestações pessoais, de portugueses que denunciam abusos cometidos a partir de ideias erradas sobre a TDT, como é o caso do vídeo abaixo:

Há ainda os fóruns específicos, que discutem questões relacionadas às telecomunicações. Um dos mais activos é o Zwame Fórum.

Por fim, grupos de moradores que estão nas zonas de sombra e que só vão receber os canais free-to-air via satélite (tendo que investir mais de 100 euros para estarem aptos a receber o sinal), têm entrado em contacto via email com o potenciais divulgadores de informações sobre a TDT na Internet, de forma a dotá-los de informações importantes a respeito do que vem ocorrendo em suas respectivas áreas.

O movimento online, apesar de já envolver um grande número de cidadãos, não tem sido ouvido pelas autoridades responsáveis pela implementação da TDT. Até quando as vozes vão ecoar no vazio?

Advertisements

2 responses to “TDT: Cidadãos utilizam a Internet para exigir mudanças

  1. Como sempre, o grosso da população só cairá em si quando perder efetivamente as emissões analógicas.
    Deixo mais uma pergunta: Uma vez que tanto a RTP como a própria ANACOM remetem a responsabilidade de não haver mais canais de televisão e rádio (na TDT) para o Governo, terá a ANACOM previsto a eventualidade de aparecerem de facto mais canais? E a PT, estará preparada para retransmitir todos esses hipotéticos novos canais via satélite em sinal livre para todos os que não têm acesso à TDT por via terrestre (como o próprio nome indica)?

  2. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s