MEO foi o grande beneficiado após a chegada da TDT e ampliou em 185,7% o total de clientes

O MEO, da Portugal Telecom, conseguiu aumentar em 185,7% o número de clientes de 2009, ano em que foram iniciadas a transmissão da TDT no país, até 2012, ano em que ocorreu o apagão analógico.

Os outros dois grandes operadores de TV paga praticamente não tiveram acréscimo no número de assinantes no período. A ZON ampliou em apenas 0,37% o total de subscritores e a Cabovisão em 5,5%.

Dos 750 mil novos clientes que a TV paga conseguiu em Portugal, de 2009 a 2012, 715 mil subscreveram o serviço o MEO.

Veja a tabela abaixo, elaborada a partir de dados oficiais da Anacom, referentes ao primeiro trimestre de cada ano:

Em relação à fatia de mercado alcançada por cada operador de TV paga, observamos um grande crescimento do MEO e um recuo da ZON e da Cabovisão, conforme a tabela a seguir:

19 responses to “MEO foi o grande beneficiado após a chegada da TDT e ampliou em 185,7% o total de clientes

  1. Tal como foi dito várias vezes pela Anacom, a TDT foi um sucesso.

  2. E terá sido por causa da TDT? Tenho grandes dúvidas. Além do mais, a maioria das queixas que recebi e as questões que me colocaram sobre o assédio das operadoras de canais pagos, foram (e continuam a ser) relativas à ZON.
    Daquilo que me apercebo no terreno no dia-a-dia, este aumento do número de clientes do Meo terá mais a ver com a expansão da infra-estrutura de fibra da PT, que permitiu a chegada do IPTV e da banda larga a zonas onde nem sequer ADSL em condições havia. E como não há mais nenhuma empresa com a mesma oferta de serviços a operar fora dos centros urbanos, é óbvio que as pessoas aderem ao serviço que há, ou seja, ao Meo/PT.

  3. Caro Miguel,

    Sem dúvidas a TDT foi primordial para o crescimento do MEO. Acredita que se as pessoas tivessem acesso a dezenas de canais, como na TDT espanhola, iriam assinar um serviço de TV paga?
    Também não podemos esquecer a péssima qualidade do sinal da TDT e o aumento das zonas de sombra no país.

    • Caro Sérgio,

      Admiro muito o teu trabalho e a tua luta em prol duma TDT melhor mas, convenhamos, um aumento de mais de 180% só à conta das zonas com cobertura terrestre deficiente ou inexistente? Não acredito que todas as pessoas que vivem nessas zonas tenham aderido exclusivamente ao Meo nem deve haver números que sustentem isso.
      O que tenho visto aqui na minha zona – e sei que se passa o mesmo em muitas outras – é muitas pessoas com IPTV, internet e telefone em zonas quase remotas mas onde há cobertura terrestre de TDT. Essas pessoas aderiram a este serviço para terem internet em condições e aproveitaram para ter também TV, em muitos casos só com uma box e com TDT nas restantes televisões.
      Portanto, afirmar que a má TDT é a única responsável pelo aumento do número de clientes da PT baseado apenas numa coincidência temporal é, no mínimo, infundado.

  4. Portanto a zon assedia os clientes e praticamente não aumentou nada a percentagem de clientes, a meo que são todos uns santos “nada” têm a ver com a TDT (e muito menos por certo com a pt🙂 ) e aumentam em 186% os clientes. É da fibra… Tem uma grande fibra é começarem agora aqui a aparecer a contra informação. Já me admirava ainda não terem gente da pt a fazer isto há mais tempo.
    Se a TDT portuguesa tivesse uns 10 ou 20 canais queria ver onde é que o meo teria crescido dessa maneira. Um caso que devia ser resolvido no tribunal europeu porque cá nem vale a pena ir para tribunais.
    Puro favorecimento de um operador de tv paga e que “só por coincidência” tem a plataforma de TDT mais ridícula de toda a Europa.
    A pt manda na tv em Portugal e ninguém em 10 milhões e meio de habitantes parece querer acabar com o regabofe… Com a conivência mais imbecil das emissoras de tv RTP, SIC e TVI.
    Um verdadeiro caso de estudo!

    • Meu amigo, eu não sou da PT, não trabalho para a PT, não sou “afilhado” da PT, nem vendo MEO ou outra treta paga qualquer. Apenas penso pela minha própria cabeça em vez de ir atrás da “carneirada” que diz mal da PT por tudo e por nada, só porque é moda.

      • Primeiro, não sou seu amigo.
        Segundo, “carneirada” deve ser um termo que lhe é familiar pelos vistos. Por aqui nunca ninguém se dirigiu aos frequentadores deste blogue nesses termos.
        Terceiro, dizer mal da pt? Coitados! Eles de facto deviam levar condecorações e medalhas de mérito pela bardamerda de TDT que ajudaram a “implantar” em Portugal.
        Gosta do boicote feito pela pt à TDT contra o interesse público nacional? Então vá lá oferecer os seu préstimos a eles pode ser que lhe ofereçam um desconto num pacote da meo…
        Moda dizer mal da pt? Mas de onde é que saiu este poder de argumentação mesmo?

    • Caro “amigo” antenis,

      Se não percebeste o sarcasmo também não sou quem to vai explicar.
      Em relação à “carneirada”, se lermos o que se escreve em blogues e fóruns por essa internet fora, é quase tudo apenas constatação de factos. A maioria das respostas deste tópico é um exemplo disso.
      Sim, já estamos fartos de saber que o governo do pseudo-engenheiro é o maior culpado pela maneira como o processo de desenrolou e se está a desenrolar, que a anterior direcção da ANACOM era ineficaz e irresponsável, que a PT é interesseira, que este país está cheio de corruptos, blá, blá, blá, blá, blá, blá…
      Parece que ninguém consegue ver para além disso. Acima de tudo são apenas palavras escritas que pouco ou nenhum efeito prático têm, mesmo que sejam lidas por alguém ligado às entidades que referi.
      Eu optei por elucidar directamente as pessoas sobre essa gentinha que telefona insistentemente para as suas casas, para que elas não caiam no conto do vigário tão facilmente como têm caído. São estas pessoas, aquelas que apenas querem ver os 4 canais livres de contratos, fidelizações e mensalidades, que podem fazer a diferença.

  5. Acresce que, vergonhosamente e com a conivência da ANACOM, em muitos locais a PT apenas disponibiliza banda larga a quem aderir também ao MEO. É o caso da freguesia de Carreço em Viana do Castelo.

  6. Não seria bastante irónico as pessoas começarem a pedir à EDP para não pagarem a taxa audiovisual porque na terra delas não conseguem receber o sinal TDT ?

  7. Mais uma bota a ser descalçada pelo TUGA…claro!

    A PT é um reino chorudo de dinheiro… Gananciosos da m€rd@…
    Já os mandei à fava com as excelentes ofertas do serviço MEO, mas mesmo assim quase todos os meses ligam a impingir essa porra!!!

    A ANACOM…é aquela base… nem sei para que serve… regular, o Quê?
    na tdt nao regulou nada…
    A PT faz o que quer… e a EDP, essa é outra!… a ver vamos se chegará a indeminiza alguns clientes que tinham os contadores com data e hora errados!
    Cá para mim, vai-se fazer esquecida…

  8. É claro que a PT teve um aumento de clientes por causa do mau serviço do TDT.Primeiro mesmo em locais que não são zonas sombras, a qualidade do serviço do TDT é defeciente,cheio de falhas a toda a hora, mesmo com antenas novas e alimentadores e amplificadores o sinal não chega em perfeitas condições, essa mensagem vai passando entre as pessoas e as pessoas em vez de andar a gastar dinheiro em antenas e amplificadores e ficarem mal servidos, optam logo por meter canais pagos, pelo menos gastam e ficam bem servidos. Em segundo lugar esta AINDA É MAIS GRAVE, existe um kit satélite para comprar e SÓ NA PT, para às zonas sombras compra-se esse kit satélite e tem se direito aos 4 canais via satélite, o problema e que só vendem a quem estiver nessa zona sombra, se por acaso estivermos numa zona não sombra e quisermos comprar esse kit satélite eles não vendem, fora das zonas sombra o sinal anda instável e com ma qualidade e o kit satélite era uma solução, mas eles recusasse a vende lo..esse kit satélite deveria ser vendido a quem o quisesse comprar. não só a quem eles lhes interessa vender..isto esta tudo feito e manipulado pela PT para angariar novos clientes, e não há quem verifique estas situações, e pena vivermos num pais com pessoas com estas mentalidadezita que so veem lucros..A PT beneficiou com esta situação sem margem de duvidas..

  9. Caro Miguel,

    Há muitas coisas que envolvem a TDT e não apenas a oferta das TVs pagas e o modelo de cobertura estabelecido. Houve uma profunda influência da PT no processo de implementação da plataforma digital terrestre, que a beneficiou. Além do que já referi, podemos levar em conta também as atuações da PT e da Anacom, que impediram a entrada de um concorrente numa plataforma de TDT paga. Caso não se lembre, a PT venceu o concurso para os Muxes B a F, mas depois desistiu das licenças. Na altura ela teve uma concorrente, a AirPlus TV. Com a desistência da PT, o correto seria convocar o segundo colocado ou então realizar um novo concurso. Nada disto foi feito. A PT simplesmente eliminou a possibilidade de termos uma nova plataforma concorrencial no mercado de TV por subscrição. Podemos citar ainda o facto da PT ter recebido o monopólio da venda dos kits DTH, que bloqueiam o acesso aos canais livres que poderiam ser captados via satélite (cerca de 20 canais). Ou seja, isto fez com que as pessoas tivessem que investir muito nas zonas de sombra para sintonizar apenas 4 canais. Claro que muita gente preferiu assinar um serviço de TV paga. A verdade é que o modelo da TDT em Portugal não é atrativo em relação aos que é oferecido pela TV paga, sendo que havia condições para isto (basta vermos, por exemplo, o modelo espanhol e o modelo inglês). E a TDT portuguesa só não é melhor porque não tivemos uma atuação forte da Anacom, porque houve pressões de grupos empresariais para que assim fosse e porque a população foi mal informada sobre a TDT, de forma a não perceber o processo e, assim, não exigir melhorias. Lembro ainda que a Anacom, em reunião com a PT, decidiu que os custos da receção nas zonas de sombra seriam pagos pelos cidadãos, sendo que o direito de utilização de frequências dizia claramente que os custos seriam da PT, que deveria pagar a instalação e equipamentos. Só nesta decisão foram afetados cerca de 1 milhão de portugueses. A própria publicidade oficial dizia que quem tinha TV paga não precisava da TDT, o que era um mentira, pois muitas famílias tinham a TV por subscrição em apenas um aparelho e nos demais televisores da casa captavam o sinal terrestre. A própria Internet, que o Miguel refere, poderia ser um serviço público através do 4G, de forma a promover a inclusão digital por meio do acesso gratuito à população via espectro, que é um bem comum a todos os portugueses. Mas esta possibilidade jamais foi discutida, apesar de eu mesmo ter feito um apelo neste sentido. Venderam as frequências do 4G para empresas (inclusive a própria PT), e agora quem quiser aceder à Internet espectral deve pagar um valor bastante alto para o português comum. Diante de tantos equívocos, a PT foi, sim, a grande beneficiada com a introdução da TDT. Penso que nenhuma outra empresa em Portugal cresceu tanto num período recessivo como o atual. Portanto, não tenho dúvidas que o crescimento do MEO está diretamente relacionado à TDT. Claro que a TDT não é o único fator que influenciou no aumento do nº de clientes do MEO e eu nunca disse isto. Mas afirmo com toda certeza que foi o principal deles.

  10. Esse aumento de clientes m€0, também é derivado à junção em fatura de todos os serviços. A TDT foi quem perdeu, mas o verdadeiro responsável foi quem escolheu a pete para distribuir o sinal da TDT.

    No meu caso, fui cliente deles, mas depois de me aperceber que eles não respeitavam o clientes e a grelha de satélite ficou estagnada, mandei-os plantar as boxes na central deles.

    Aderi à concorrência, que também não é perfeita, mas a grelha de canais é melhor.

    Desde que desisti do serviço de tv do operador dono da tdt, tenho sido incomodado, mais do que 1 vez por dia para aderir aos serviços deles, digo sempre que não, tenho imensas histórias sobre este operador, já as denunciei à anacom, mas como estão todos feitos uns com os outros, mando-os passear e invisto no estrangeiro. Para ver tv, porque posso pagar, escolho outros serviços europeus e legais…

    Nota: Não faço publicidade a esses meninos, nem escrevo o nome deles.

  11. Por incrível que pareça a TDT português é a pior da Europa, mas porque? A resposta e simples, mete a PT pelo meio, logo interessa que a TDT seja fraca mesmo, em serviços e em captação, para que os clientes se fiquem fartos do mau serviço e optem por uma televisão paga.
    Em Portugal e o único pais em que existe só os 4 canais, enquanto que a media de canais na Europa são+/-14 canais. Em Portugal nem um único canal de radio implementaram..E triste ver este monopólio pela parte da PT..Depois admirem se da PT/meo ter conseguido tantos novos clientes.

  12. Alguns dos comentadores desconhecem o que se passava (e passa) com a instalação da TDT nas zonas sombra.
    É que quem está numa zona sombra têm 2 opções: dirigir-se a uma loja da PT, confirmar que está numa zona sombra e adquirir o aparelho. Depois surgem das 2 hipóteses: instalar pelo próprio ou pedir a instalação por um técnico credenciado (que em 100% dos casos são vendedores dos operadores pagos).
    Ora ao saberem que tinham de pagar 62,50 euros mais IVA pela instalação, preencherem uns papeis e esperar entre 3 a 6 meses pela devolução do valor da instalação, o técnico sugeria que instalassem um dos serviços de uma operadora da cabo. Se instalassem MEO, bastaria irem entregar o aparelho e receber o valor de volta. O resto o técnico tratava.
    Muita gente foi por essa. Ficava a pagar 29,99€ por mês e tinha 80 canais. Infelizmente muitos só deram que estavam com um contrato de 2 anos, depois de fazerem 2-3 pagamentos e acharem que estão a pagar muito pela televisão.
    Existiam muitos obstáculos para a instalação da tdt e existia a publicidade BURLA que era efectuada pelos vendedores das operadoras de cabo.
    Eu moro numa zona que tenho cobertura razoável. Durante os últimos 6 meses de 2011, recebi mais de 500 visitas de vendedores das operadoras de cabo.
    Do MEO chegaram a ser 10 no mesmo dia… ao ponto de um estar ao fundo da rua a conversar com um vizinho e já ter outro a bater-me à porta com a mesma da “Já vi que têm televisão por antena. Só que isso vai acabar em Abril. Vai precisar de fazer um contrato com a nossa operadora a baixo custo para ter 30 canais na sua tv”.
    Faziam turnos aqui pois na altura a recepção era dificiente devido a um problema com um dos emissores.
    Tenho vários vizinhos que aderiam ao MEO (curiosamente a zon só os vi por aqui por meia dúzia de vezes e viam casas com antenas parabólicas nem tocavam à porta) que agora andam preocupados pois estão a pagar 30 euros por mês para ter 1 só televisão em casa. E com 100 euros um montador de antenas instalou-lhes uma antena boa e fez uma instalação nova de cabos para outras 4 televisões. São pessoas de idade que só vêem os 4 canais e dão uns saltos ás notícias ou a documentários.
    Portanto, foi assim que a MEO ganhou muitos clientes tanto no mercado do satélite como do cabo.

  13. Um esquema bem montado, sem sombra de dúvidas.
    Mas pronto… enquanto não metermos estes senhores fora do país, como fizeram na Islândia, nunca mais deixamos de ser um dos países mais corruptos do mundo.

  14. Caro Sérgio, gostaria de saber em que dados se baseou para criar estas tabelas que apresenta, isto porque eu estou de momento a desenvolver uma dissertação na área da TV de subscrição em Portugal e em lugar algum do site da ANACOM obtive dados iguais aos seus. Obrigada

  15. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s