Tese defendida e seus desdobramentos

Caros amigos e leitores do blog,

Defendi, na última terça-feira, a minha tese de doutoramento, que foi aprovada por UNANIMIDADE. Foi um longo percurso, de 5 anos, durante o qual pude investigar a fundo o processo de implementação da TDT em Portugal.

Analisei detalhadamente mais de 70 documentos, li centenas de livros e artigos científicos, entrevistei especialistas e, por fim, pude constatar que a TDT portuguesa parece ter sido influenciada pelo que os teóricos chamam de “captura regulatória”. Ou seja, há indícios de que a ANACOM, órgão regulador das comunicações, teria trabalhado de forma a favorecer a Portugal Telecom, que foi muito beneficiada com a implementação do sistema televisivo digital.

A captura regulatória, de acordo com a Transparência Internacional, é um acto de corrupção. Portanto, tal definição leva-me a afirmar que há fortes indícios de corrupção no processo.

A tese é um documento público (que em breve irei disponibilizar neste blog) e espero que as autoridades competentes utilizem tal documento para tomar as providências cabíveis, de forma a analisar se os indícios que encontrei realmente se concretizaram em actos corruptos ou não. Espero ainda que, caso isso seja comprovado, as pessoas envolvidas sejam julgadas e condenadas.

É preciso passar Portugal a limpo. O país merece ter à frente das suas instituições pessoas íntegras que trabalhem em favor da população e não o contrário.

Acredito que cumpri o meu papel enquanto cidadão, aliás, enquanto ser humano. Não podemos ficar calados quando estamos do lado da verdade e vemos pessoas simples, humildes, idosos, enfim, pessoas que necessitam da nossa atenção, serem usadas como meios de garantir lucro para grupos poderosos.

Não me vou calar enquanto houver injustiças e enquanto eu puder intervir e fazer a minha parte para que tenhamos um mundo melhor.

Um grande abraço a todos.

Sergio Denicoli

81 responses to “Tese defendida e seus desdobramentos

  1. Estamos contigo =)

  2. Força Sergio, estamos contigo

  3. Encaminhei alguns do seu trabalho para um amigo que trabalha com tv digital , em Goiânia. Fiquei muito contente! Um abraço!

  4. Sérgio, tu és um exemplo de investigador que deveria ser seguido por muitos dos nossos colegas!!!! Utilizar a investigação de forma a melhorar as práticas utilizadas deveria ser uma prática do nosso dia a dia, muitas vezes infelizmente não seguida…mas nós vamos continuar a lutar por estas causas!

  5. Boa tarde Sérgio,

    aparenetemente, essa escumalha da Portugal Telecom quer levá-lo a Tribunal. Conte comigo como testemunha. E por favor, não se acobarde. Os Portugueses sérios estão consigo.

  6. Se for preciso fazer uma colecta para o ajudar na sua defesa em tribunal, conte com a minha contribuição. É preciso mais pessoas como você neste país.

  7. Boa Tarde Sérgio,

    Parabéns pela tese de Doutoramento. Infelizmente neste país quem diz a verdade é punido e aqui no seu blog tem tudo, provando, que houve indícios de corrupção, envolvendo PT e ANACOM.

    Vai ter pela frente um caminho longo e difícil. As maiores felicidades e nunca se deixe ir abaixo porque haverá muitas pessoas a apoia-lo, eu serei uma delas.

    Um abraço!

  8. Pois é caro Sérgio. Isto quem se mete com a PT “apanha”. Mas agora vinha de lá um estudo sério e produto de um doutoramento mostrar os podres da PT e eles ficavam calados não?!?
    Mas deixa-me que te diga que sem quereres conseguiste um verdadeiro trunfo. Se a PT e parece que o antigo quadro que agora dirige a Anacom também te meterem em tribunal tens todas as condições para num local onde as leis devem ser cumpridas para mostrar onde eles não as cumpriram. Sem querer se calhar ao levarem-te a tribunal estão a dar um autêntico tiro nos pés.
    Mais te digo. Então a Anacom não meteu em tribunal centenas de funcionários meo e a própria PT por práticas ilegais de vendas mentindo descaradamente aos clientes que as pessoas iam ficar sem televisão a partir de 26 de Abril vendo-lhes pacotes meo aos milhares e vai-te meter a ti em tribunal?
    Então a Anacom pagou do seu bolso milhões de euros duma campanha de esclarecimento sobre a TDT que era da responsabilidade da PT?
    Então a Anacom não é dirigida actualmente por um ex-quadro da PT?
    Então a PT no final do ano de 2010 não tinha a rede TDT pronta a Anacom nada fez e agora vai-te colocar a ti em tribunal?
    Então a PT obrigou milhares de portugueses a comprar equipamento TDT via satélite obrigando a centenas de euros de custos extra por habitação e depois instalou repetidores tendo prejudicado e lesado financeiramente milhares de portugueses e isto não merece tribunal?
    Então a PT colocou cerca de 1 milhão de portuguese sem sinal de tv e és tu quem é processado?
    Mas que valentes filhos da puta temos por cá!
    Venha de lá esse tribunal porque é o palco perfeito para desmascarar esta FRAUDE, EMBUSTE e BOICOTE que a PT com a ajuda da Anacom fizeram a milhões de portugueses, que tirando a DECO e algumas autarquias, não tiveram por parte do Estado português NENHUMA DEFESA do maior ataque ao direito de ver televisão livre em Portugal e atropelar por inteiro o interesse público nacional que NUNCA foi defendido por nenhum orgão do Estado em todo este processo.
    Não vejas como algo negativo antes vê como a maior oportunidade de ver esta gente sem escrúpulos, que julga que o Estado e os seus interesses corporativos e pessoais são uma e a mesma coisa.
    Vamos lá a tribunal que é onde todo este processo já deria estar desde 2010.
    Um forte abraço de apoio!

    • Porquê as pessoas terem de pagar um equipamento satelite que serve só um tv, para ver os canais que afinal nós pagamos na fatura da energia electrica?
      O sinal analogico podia não ser assim uma especialidade, mas as operadoras descodificam o digital e o converteram de novo em analogico para o venderem ás pessoas que não conseguem ver o TDT!

  9. Flávio Correia Marta

    Acho que se devia criar uma petição a favor do Sérgio Denicoli.
    Tomara que houvesse mais gente assim, mas os que mandam são tudo menos íntegros.
    ESTAMOS TODOS CONTIGO😀

  10. Apoio-o não só pela investigação como pela luta contra interesses instalados. Se defendeu com sucesso a tese, é seguramente um trabalho digno de interesse e fundamentado. Pena que em Portugal a moda seja processar para calar em vez de argumentarem de forma clara.
    Um abraço de apoio!

  11. Parabéns, Sergio! Vc mostrou que há, me Portugal, investigadores realmente sérios e que, entre eles, estão os brasileiros! Não tenhas medo, o povo português e os brasileiros estão do seu lado

  12. Não conheço o processo legal em que tal foi feito, logo não sei se houve corrupção ou não. Mas só pelo modo como a TDT foi implementada, as mentiras descaradas, o aproveitamento comercial a favor do MEO para vender pacotes de TV por subscrição, a não cobertura em muitas zonas do país, so por isso, que não é pouco, quem merecia um processo em tribnal era a PT.

  13. Como consumidor, obrigado pela parte que me toca! Subscrevo qualquer petição ou apoio monetário. Mesmo que só possa contribuir com pouco, se muitos o fizerem, grão a grão enche a galinha o papo!

  14. Parabéns … e cuidado com a bicharada!

  15. José António Salcedo

    Obrigado pelo trabalho e um abraço de apoio.

  16. Força! Só denunciando a corrupção será possível minorá-la!

  17. Parabéns pelo seu trabalho!
    Não sei se consta do seu estudo, mas a própria venda das BOX TDT pela PT discriminava quem era cliente da PT e vivia no centro das cidades (10€ por BOX com direito a duas) e quem vivia no interior (50€ cada BOX). Além disso, qualquer cliente que adquirisse uma BOX à PT ficava fidelizado durante um ano!
    É tão evidente este favorecimento que sinceramente não entendo porque os média nada noticiaram, aliás todos entendemos, é tudo controlado pelos mesmos…
    Um abraço pela sua coragem.

  18. Boa noite Miguel,

    Antes demais obrigada pelo teu trabalho e parabéns por um doutoramento que vai servir para alguma coisa.
    Vivo no centro do Porto e estive uma semana sem acesso ao cabo por motivos de alteração de operador. Nessa fatídica semana tive de me contentar com a TDT e posso dizer que foi uma vergonha.
    De manha e de tarde funcionava quando lhe apetecia, durante a noite por e simplesmente não funcionava. Eu tenho de pagar por isto? A taxa de sucesso na implementação e cobertura não era superior a 90%? Eu Repito vivo no centro do Porto.
    Quanto ao restante nem sequer vou falar mais, isto porque de que me serve ter 30 canais na TDT se ela não funciona?

    Mais uma vez obrigada por um trabalho com interesse pratico e sem as balelas dos doutoramentos actuais.

    Cumprimentos e Boa Sorte

  19. Parabéns e coragem.
    O conflito de interesses entre deter o maior serviço pago de televisão – meo – e a TDT (Televisão Dos TADINHOS) é mais que notório.
    Uma vergonha.
    Quanto mais maltratado for o serviço da TDT mais possíveis clientes cairão na rede do Meo.
    Eu moro perto de Espanha e tenho 30 canais na TDT espanhola.
    Canais temáticos de desporto, filmes, notícias, música, documentários e generalistas, tudo absolutamente gratuito!
    Assim valeu a pena comprar o aparelho.
    Aqui foi só para ganhar mais, com descodificadores, à custa de um serviço que não oferece mais nenhum conteúdo do que já havia antes, com a tv analógica.
    Enfim, mais uma consequência da promiscuidade entre o governo socialista e os grandes negócios.
    PS + PT, EDP, Mota-Engil/Ascendi, etc, etc, etc…
    Grandes barretes que levámos.
    Só faltava agora a PT processar o Sérgio.
    Sim , coitada da PT, com mais de um milhão de clientes na meo é uma pobre vítima…

  20. Sérgio Vieira da Silva

    Não duvido do seu trabalho. Duvido muito mais da outra parte. Conte com meu apoio

  21. Vou contar-vos a minha história. Todos os contratos de telecomunicações permitem aos clientes rescindir se existirem alterações contratuais sendo o preço a principal. Há cerca de 11 meses informei a PT que ia rescindir, uma vez que aumentaram o preço do serviço em 3% (inflação). Não Até hoje, a única resposta da Anacom foi um forward de um mail enviado pela PT com uma justificação falsa e que eu em devido tempo contestei. Não tenho dúvidas que a ANACOM não é diligente pelo meu caso, e pelas milhares de queixas por causa da má cobertura da TDT.

  22. Parabéns pela sua tese, precisamos de mais estudos destes para varrer o País dos interesses instalados. Como o João referiu, basta ver o que é a TDT em Espanha e o que é a TDT em Portugal. Está claro que os grandes beneficiados com a TDT foram a PT e a ZON. A Anacom não defendeu os interesses dos Portugueses. Por estas e por outras é que Portugal está tão mal. Uma vez mais parabéns pelo seu estudo honesto e isento.

  23. Parabéns por colocar na agenda mediática, mais um claro roubo aos portugueses, com a benção do Governo. Tudo é tão claro…. que já não há vergonha.
    Pode contar comigo e com muitos milhões de portugueses como testemunhas.
    Um forte abraço.
    Não se deixe amedrontar.

  24. Parabens. Lamento vivermos aqui onde se vive o preço de uma grande mentira.

  25. Olá,
    Parabéns, tem todo o meu apoio (mais 1). Como não conheço o seu trabalho estou ansioso que coloque a tese on-line, para todos a verem e tomarem as suas ilações (… e através de um documento científico). Essa ação, “ousada”, é mais um sinal que ainda não mataram os portugueses todos… força!!! :-)))

  26. Canais como RTP Memória, RTP Informação, RTP Madeira etc, pagos pelos os contribuintes, não está em canal aberto na TDT. Talvez a tese explica toda a verdade “o porquê das coisas….”

  27. Sérgio,
    Apesar de quem anda no meio já saber (de senso comum) disso, ninguém se deu ao trabalho de fazer o que tu fizeste. De reunir todas as evidências e compilá-las num documento.
    Muitos parabéns!

    Tomara houvesse mais Sérgios – pessoas livres e independentes – a olhar para o bem do país e de todos nós.

    Um bem haja.

  28. Parabéns pelo serviço público que prestou. É um escândalo o que se está a passar. Há populações que voltaram ao início do Sec. XX, ainda mais isoladas. É desumano.

  29. Olá Sergio,
    Não se deixe intimidar pelas ameaças das duas donzelas pretensamente ultrajadas….. Abraços e muita força.

  30. Estou completamente solidário com o Sérgio Denicoli por ter denunciado um escandaloso roubo aos portugueses, com especial incidência sobre aqueles que são sempre mais roubados, ou seja, os de menos recursos e que vivem fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

  31. Muitos parabéns.
    Concordo em que os interesses instalados e que visam o lucro, tenham inibido o normal desenvolvimento da TDT.

    O facto de ainda o pretenderem processar é do mais cobarde que já vi e também me parece impossível.
    Os trabalhos académicos e a opinião critica pode ir a tribunal ? lol
    Garanto-lhe que não, mesmo que não tivéssemos em democracia.

  32. jose fernandes soares

    Parabéns Sérgio.
    Parece ser um homem de “tomates”, coisa rara entre o jornalismo português que não escrutina as decisões das agências reguladoras.
    Espero que o livro “Teorias Económicas de Regulação: Grupos de interesse, Procura de Renda e Aprisionamento”, escrito em 2007, e que trata da captura da regulação, em particular da captura da regulação das comunicações eletrónicas portuguesa, o tenha ajudado.
    Abraço,
    Zé Antirendas

  33. Concordo com tudo o que disse no entanto deixou alguns Bois de fora, passo a explicar melhor.
    ZON-MEO-SIC estes 3 operadores Portugueses entre si arquitectaram isto tudo para sairem favorecidos.
    A SIC porque não queria mais canais a estragar a concorrencia e a prova é que o Sr. Balsemao aparece sempre na TV a chorar das audiencias e qua não pode existir um 5º canal…
    A ZON e MEO porque se não existir oferta grátis decente as pessoas iriam ter que optar por meter algo a pagar e foi o que aconteceu os numeros das vendas subiram e muito durante este processo todo.

    Resumindo, ninguem destes senhores quer ver um SIC noticias, ou até um Porto Canal, ou até mesmo canais Regionais porque isso vai tirar força de vendas aos canais IPTV/SAT/CABO/FIBRA!

    Os meus parabens por demonstrar o quanto se rouba em Portugal!

  34. Parabéns pela coragem de afrontar interesses instalados e habituados a fazerem o que lhes apetece sem serem postos em causa. Quando houver muitos mais a investigar e divulgar as malandrices que se passam neste país talvez as coisas mudem.

    António Vieira

  35. Ora nem mais. Factos para limpar o país. Agora vai a PT já lançou a cortina de fumo em cima e para sair não vai ser facil. Que possa colocar a tese aqui asap antes que os “tentáculos” o impeçam.

  36. Caro Sérgio, parabéns pela sua atitude corajosa e cívica. Os interesses instalados e a corrupção ativa nos negócios estão à vista de muitos com excepção das entidades jurídicas e entidades chamadas “reguladoras”. Será necessária coragem e atitudes certeiras pois a PT considera-se um “intocável”.

    Posso afirmara a título informativo, (apesar de ser um relato minusculo) que na minha humilde experiência mundana tive já (a nível empresarial) duas acções em que a PT me colocou duas injunções, pois deixei de pagar prestações de serviços mediocres, muito aquém do que a PT me tinha garantido contratualmente. Sempre rejeitei as acções da Pt e optei por ir a tribunal reclamando a minha razão, e em ambas as injunções a PT desistiu dos processos quando já estavam marcadas as datas para as audiências. Quem lhes faça frente, bem documentado, terá sempre a razão do seu lado.

    Uma vez ouvi que o mundo não muda, nem melhora substancialmente com os feitos de alguns, melhora sim, com pequenos gestos e pequenas acções posítivas de muitos…(sem querer menosprezar a sua tese e a sua situação com a PT)…muitos deveriam seguir o seu exemplo no seu dia a dia e nas suas acções…..abraço
    Luís Arreigota

  37. 200% apoiado!
    Estou farto dos monopólios das empresas grandes… acabamos por não ter alternativas e acabamos por ir todos ao mesmo sítio.
    É triste vermos que a TDT em Espanha foi implementada rapidamente e, como é sabido, com várias dezenas de canais. Em Portugal, é uma vergonha!!!! 5 canais, 1 em HD (bloqueado) e o sinal a falhar de vez em quando…
    É inadmissível!
    Como tal, só posso apoiar alguém que desafie (e com razão) que este é um problema grave.

  38. Sergio, obrigado mesmo pela tua tese, conseguiste colocar o dedo na ferida ! è claro que a TDT portugal é uma fantasia, eu vivo na polónia e até aqui temos 26 canais disponiveis e alguns HD… è triste apresentarem a TDT com 4 canais , é ridiculo diria, é claro evidente que foi feita para beneficiar terceiros !! Acredito no teu estudo até porque dedicastes muito tempo e neurónios nessa tema de certeza que estás seguro do que tens. uma coisa é certa pelas noticias que circulam já existem declarações das entidades envolvidas a fazer ameaças de tribunal… quem não deve não teme !! se estivessem de mãos lavadas não se preocupavam tanto !!! força e obrigado pela coragem

  39. Parabéns pela conclusão do Doutoramento e pelo excelente trabalho que fizeste. Vivamente a publicação do documento. Vou ler de uma ponta a outra!

  40. Caro Dr. Sérgio, até o senso comum verifica que a sua tese é exatamente uma fotografia do que se está a passar com a TDT em Portugal. Mais real do que o seu estudo é a própria constatação dos fatos. Estamos fartos de que se esconda a verdade debaixo da alcatifa! Quem devia ser processado seria o estado português a Anacom e de seguida a PT. Gostaria de dizer que se for preciso o meu contributo, quanto mais não seja a minha assinatura por favor disponha pois o meu interesse neste caso é igual à da maioria dos portugueses que estão a ser vitima de mentiras. Esperávamos uma rede de TDT com uma cobertura tal como era anunciada e sem falhas e o que é que nos deram? As migalhas e se querem mais paguem!!! Pois nós até temos serviços pagos… Ou é mentira?
    Mais uma vez o que é apanágio dos concursos públicos em que ganha quem lhes interessa…

    Obrigado por existirem pessoas inconformadas e jornalistas competentes.
    João Xavier

  41. Parabéns Sérgio e boa sorte na tua vida.

  42. Caro colega investigador Sérgio,
    Muitos parabéns pelo seu trabalho que é um exemplo de contribuição real da ciência para o progresso da sociedade, em particular da sociedade portuguesa. Admiro a sua determinação em estudar um problema complexo, num país que é muito pouco transparente na relação do poder económico com o poder político. Fazem-nos falta pessoas como você!
    Fico também orgulhosa por pertencer à mesma academia que você, e ver a nossa Universidade a prestar um verdadeiro serviço de educação e investigação ao país.
    Já ouviu falar desta associação? http://www.transparencia.pt/
    Talvez haja interesse mútuo em se conhecerem.

    Boa sorte e disponha sempre!

  43. Todos sabemos que neste país corrompido as coisas realmente funcionaram bastante bem assim, e ainda funcionam um pouco assim.

    Basta ver que a austeridade foi para o povo em larga escala. Até agora.

    Façamos nossas as palavras do Sr. Sérgio.

    Já viram que é preciso alguém de fora falar a verdade sem medo, para ser apoiado pelo desabafo de um povo resignado à triste realidade?

    Espero que a Srª Merkl abra os olhos e veja para onde foi o dinheirinho do petróleo do Iraque? Um dia eu conto essa história com a França.

    Eu, sendo católico, e mais todas as pessoas de bem, não podemos estar sempre calados perante um povo imbecilizado que levanta-se de manhã para trabalhar sabando que o seu ordenado ser-lhe-á retirado em impostos, para defender uma minoria iluminada que fazem leis anti-naturais, contra o cidadão.

    Um bem-haja a todos os de bem. Antigamente havia um hino que dizia: contra os canhões marchar. Santos são aqueles que defenderam o bem e sofreram nas mãos dos oportunistas. Mártires, alguns. Ontem foi o dia de todos os santos para a igreja Católica, pela última vez feriado.

    Os portugueses cada vez têm menos medo porque cada vez têm menos a perder.

    Sérgio CT2IFT in IM59PP

  44. Tens o apoio dos portugueses. Eles que tentem levar-te a tribunal, eu ajudo-te na tua defesa no que puder.

  45. sergio se for preciso apoio conte comigo. Alguns podres instalados so se movem por pessoas como V. Coragem e agradeco o seu emepenho.

  46. Eu também estou consigo Sr. Doutor. E caso seja necessário ir a tribunal, diga-me escrevendo-me directamente para a minha caixa de correio endereco1@gmail.com.

    Nao sou advogado, mas em nada me importo de contribuír financeiramente para (caso seja necessário), possa contractar um bom advogado que o represente e o defenda dignamente.

    Nao basta dizer estou consigo. ÁS vezes, é imperativo ESTAR consigo. Esta é a forma que disponibilizo para estar consigo. Ajudando-o, com alguns euros, caso seja necessário.
    Finalmente… No meio de tanta podridao, surge alguém que os tem os “tomates” no sitio certo!

    E vendo melhor, nem sou o único que lhe disponibiliza alguns euros, para o que for necessário. Os Srs: vs, o Sr. Américo, o Sr. Ricardo e eu, também se disponibilizam para o ajudar financeiramente.

    E estou certo de que e apesar de nao anunciarem, muitos dos que por aqui passaram ou estao para passar, que o ajudarao financeiramente, caso o necessite.

    Bem Haja,
    José Carlos

  47. Caro Sergio, parabens pelo doutoramento e pela tese apresentada.
    Eu pessoalmente reclamei diversas vezes com a Anacom e com a PT devido ao pessimo serviço e falhas de sinal constante.
    Os responsaveis da Anacom devem ser punidos pela situação que deixaram criar que em muito prejudicou a população Portuguesa, todos sabemos que este processo sempre foi mal conduzido, beneficiou claramente a PT em prejuizo de todo um País.
    Bem haja pelo trabalho realizado.

  48. Acrescentei o seu blogue à lista do meu.

  49. SALAZAR – Obrigado meu irmão, pela clarividência e empenho na descoberta dos valores em que acredito – A VERDADE.

  50. Caro Sérgio.
    Depois de ter lido, hoje, a notícia sobre a reacção da Portugal Telecom e da ANACOM às conclusões da sua tese de doutoramento fiquei com pena de não ter assistido à apresentação da mesma no passada terça-feira. Vou, portanto, ler o documento, na integra, quando fizer o favor de o disponibilizar neste blog.
    Também eu estarei disponível para o apoiar no “terreno” caso seja necessário.
    É muito importante que, em Portugal, se comece a registar uma efectiva alteração ao paradigma da atitude dos portugueses perante o conhecimento de factos que indiciem a prática de corrupção activa ou passiva por parte de cidadãos ou empresas.
    Uma caminhada de milhares de quilómetros começa com apenas um passo e uma reunião de uma multidão com apenas duas pessoas.
    É tempo de mudarmos o discurso do “coitadinho de mim que, por muito que queira, não posso fazer nada para alterar ou ajudar a alterar o rumo dos acontecimentos” porque, se efectivamente quisermos e acreditarmos, podemos ajudar, e muito, a diminuir a corrupção (porque acabar de vez com ela é uma perfeita utopia) que, de forma transversal, trespassa o nosso país.
    É só darmos o primeiro passo!
    Felicito-o, portanto, por já fazer parte do grupo dos CAMINHANTES PELA TRANSPARÊNCIA.

  51. Caro Sérgio,
    De facto o seu trabalho é meritório. Os meus pais vivem perto da fronteira com Espanha, e como já foi dito aqui conseguem ter acesso aos canais espanhóis de TDT. Em Espanha o processo veio, de facto, melhorar o serviço de TV. Em Portugal, pelo contrário, é raro o dia em que não têm cortes no sinal, No Verão, por volta das 22h00 o sinal oura e simplesmente desaparecia, no dia seguinte apareciam as chamadas da PT a perguntar se estava a ver bem a TV e se não queria subscrever o serviço MEO porque deixaria de ter esses problemas. As pessoas, na terra dos meus pais não sabiam a quem se dirigir para reclamar, daí que acredito que o índice de queixas na Anacom esteja muito aquém da realidade. Os problemas com a TDT são claros e já foram denunciados por autarcas e deputados da Assembleia da República, no entanto, nada foi feito até hoje.

  52. Parabéns, tem o meu apoio. É preciso lutar contra a corrupção deste país.

  53. Momentum:
    o teu comentário foi mesmo infeliz … por isso vai à cáca.

    SERGIO,
    Obrigado pela tua bravura e descernimento… A minha revolta é tão grande com a TDT que não há palavras.
    Mas que não adiro ao MEO ou Zon isso podem ter a certeza não adiro não,
    Vejo 4 canais de ”trampa” aos quadradinos multicores, grande parte do dia e quando chove então o sinal vai mesmo embora…Já troquei de antena, já subi a antena, já troquei de canal… enfim só me falta trocar de pais, e se calhar é o que ainda nos resta a todos…
    Um abraço e muita força…
    J Albu

  54. Caro Sérgio, a PT e a ANACOM vão ter de processar uma grande parte dos portugueses, pois temos a mesma perceção! Bom trabalho! Era interessante investigar também o que se passa com a internet móvel 4G que é outro escândalo nacional que espero que venha a ser falado brevemente por alguém que tenha mais influência do que eu. A PT foi em tempos uma empresa idónea, de confiança e justa, hoje é exatamente o inverso.

  55. João Albuquerque.
    A PT foi idónea e justa?!?! Quando é que isso foi? Quando cobrou ilegalmente uma taxa de activação do sinal de chamada em todas as chamadas que se fazia metendo milhões ao bolso? Ou quando nos obrigava a pagar 15€ só para ter o telefone estacionado em casa sem fazer nenhuma chamada? Ou quando ficou com a rede de emissão da RTP e passou a cobrar à RTP o transporte do seu sinal de televisão? Ou quando por negligência não registou a patente mundial dos cartões pré-pagos e agora tem de pagar à Vodafone uma invenção sobre a qual perdeu os direitos?
    Isto tudo nos anos 90 há quase 20 anos atrás. Mas desde quando é que esta empresa é ou foi séria?

    • antenis: Tem toda a razão! Na verdade o que quis dizer era que os órgãos reguladores eram mais atentos, embora pouco eficazes na maioria dos casos… Hoje favorecem os operadores descaradamente, principalmente a PT. Já a DECO é aquilo que é! Aliás, um dos advogados da DECO, o João Nabais, é advogado desta e da PT, ao mesmo tempo. Tal como o TDT, em breve será notícia também a Internet Móvel 4G, que oferece tarifários de 50, 100 e 150Mbps com plafonds de consumo absolutamente ridículos de 15GBytes, que são completamente desajustados às velocidades teóricas oferecidas! Um tarifário de 50Mbps que na prática debite 25Mbps, não nos permitirá utilizar em pleno nem durante uma hora, passando a velocidade para 128kbps (velocidades dos anos 90) por ultrapassarmos o tráfego de 15GBytes. Ora, se as operadoras vendem o serviço como «Banda Larga», a restrição aplicada com a velocidade de 128kbps não é nem nunca foi considerada Banda Larga! Além disto, estes tarifários que falo, estão assinalados com «Tráfego Ilimitado» na propaganda que fazem! Sim, pode até ser ilimitado se tivermos em atenção que não existe interrupção do serviço, mas 128kbps não é Banda Larga! – Lá se vai o «ilimitado»! O Zé Povinho está a ser enganado nisto e a regulação deste país não funciona!

  56. Boa tarde Sérgio,
    Você é a voz de milhares de portugueses revoltados com o sistema TDT em Portugal. Tem o meu total apoio e caso necessite testemunharei a seu favor, pois tenho sentido na pele este mau projeto.
    Por favor, não esmoreça!!!! ESTAMOS CONSIGO!!!!!

  57. “A tese é certamente bem fundamentada pois o juri de professores
    universitários aprovou-a por UNANIMIDADE e realço só estes dois
    parágrafos do autor:

    ‘… pude constatar que a TDT portuguesa parece ter sido influenciada
    pelo que os teóricos chamam de “captura regulatória”. Ou seja, há
    indícios de que a ANACOM, órgão regulador das comunicações, teria
    trabalhado de forma a favorecer a Portugal Telecom, que foi muito
    beneficiada com a implementação do sistema televisivo digital.

    A captura regulatória, de acordo com a Transparência Internacional, é
    um acto de corrupção. Portanto, tal definição leva-me a afirmar que há
    fortes indícios de corrupção no processo.’ ”

    Comentário de CT1FBF

    Sugiro que a PT processe também os professores, a direcção, a universidade, e por consequência, todos os que optaram por exercer o seu direito de educação universitária nela, acrescentando-se os que já por lá passaram.

    Sérgio CT2IFT

  58. Obrigado a todos pelas manifestações de apoio. É muito confortante ler os comentários. Além dos comments aqui no blog, recebi centenas e centenas de emails e mensagens no Facebook. Fico realmente muito feliz e emocionado. É um grande incentivo para continuar o meu trabalho. Um abraço.

  59. Parabéns pela coragem
    É muito importante haver quem não se intimide com as grandes corporações.
    Mas cuidado, que eles têm milhões para investir numa grande equipa jurídica, num hipotético julgamento.
    Por mim, estou disponível para contribuir para ajuda da sua eventual defesa.
    Abraço
    Carlos

  60. Eu espero sinceramente que a PT não faça essa asneira de processar o Sérgio. Mas se isso vier a acontecer, a PT vai sentir na pele o que é publicidade negativa a valer. Além das repercussões internas, pensem nisto: que imagem vai ter a PT no Brasil – onde tem investimentos avultados – se esta notícia for lá divulgada? Processar um investigador e cidadão LUSO-BRASILEIRO? Era importante que isto fosse noticiado no Brasil, assim como todas as acções menos transparentes que existiram nesta TDT de Portugal. Se a PT quiser desenrolar este novelo, vai ficar muito mal na fotografia.

  61. Rui Gabriel Ramos Cleto

    É um dever de cidadania colocar publicamente a indignação perante um miserável serviço que mantém os mesmos quatro canais desde há cerca de vinte anos (lembro que a SIC comemora esse aniversário). O mundo mudou, mas não para todos…
    Parabéns pelo notável e audaz trabalho desenvolvido. Espero que continue a pesquisar, porque a maratona ainda não acabou…

  62. Mário Gomes Sérgio pergunte a esses senhores porque é que quando uma pessoa ia reclamar que o televisor novo comprado para o sinal digital afinal não funcionava bem e a resposta era invariavelmente uma pergunta— tem uma boxe?Não. Então tem que adquirir uma .A pessoa vai comprar a boxe e quase sem dar por isso fica ligada a um canal pago.Aqui hà “gato”.Quando a nova tecnologia digital foi criada todos ficamos a pensar,melhor sinal,mais canais,e mais baratos,puro engano.A tdt tem menos gastos em consumo,em equipamento a possibilidade de desponibilizar uma série de canais sem grande aumento de custos.Mas nada disso aconteceu.Quem beneficiou com todas as potencialidades do novo sinal, o consumidor não foi.Mas as grandes emprezas do ramo pelas razões que o Sérgio aponta.

  63. A Comissão de Trabalhadores da RTP considera que a estação pública “tem sido cúmplice dos ganhos indevidos” no processo da TDT.

    A Comissão de Trabalhadores da RTP considera que a estação pública “tem sido cúmplice dos ganhos indevidos que acumulam os operadores da televisão por cabo” no processo de apagamento do sinal analógico e passagem para a Televisão Digital Terrestre.

    Os trabalhadores da estação pública de televisão exigem que “todos os canais da RTP” passem “imediatamente” a estar disponíveis em sinal aberto, um objectivo a que querem obrigar o conselho de administração da empresa.

    Em comunicado divulgado hoje, a Comissão de Trabalhadores (CT) da estação solidarizou-se com o investigador da Universidade do Minho Sérgio Denicoli – que considerou existirem “fortes indícios” de corrupção na implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal -, e considerou que “a RTP é vítima colateral dos danos infligidos ao seu público e está a perdê-lo por esse motivo”.

    “Mas até aqui [a RTP] nada tem feito em defesa desses interesses legítimos, próprios e alheios”, sublinham também os trabalhadores da estação pública.

    A RTP “tem sido cúmplice por omissão dos ganhos indevidos que acumulam os operadores da televisão por cabo. A cumplicidade consiste nomeadamente em permitir que o visionamento dos canais da RTP continue a ser cobrado pelos operadores do cabo, quando na verdade ninguém deve pagar para ver canais de serviço público (como aliás já acontece nos Açores e Madeira, mas só aí)”, considera a CT.

    A CT exige à administração da empresa que consiga encontrar a forma de passar todos os canais da RTP em sinal aberto e sugere que uma decisão assim encontra a sua legitimidade no “incumprimento” por parte da Portugal Telecom do “memorando que obrigava a PT a uma correcta distribuição do sinal, num momento em que já existem milhares de queixas a atestar o contrário”.

    “Por todos os motivos – e mesmo se não se provar que existiu algum ilícito -, o memorando tem de ser anulado por incumprimento”, sustenta a CT da RTP, para quem a estação “é parte legítima na luta pela anulação por incumprimento e deve assumir as suas responsabilidades num processo de introdução da TDT, começando por exigir a colocação de todos os seus canais em sinal aberto”.

    Fonte: Económico

  64. Vamos em Frente Sergio Denicoli, Já que não tem um Português em Frente destes Problemas ao Menos temos um Brasileiro que Luta pelos Direitos da TDT em Portugal….Parabéns pela sua Doutoramento e pela tese. Embora estar muito Longe, Toda Ajuda dos Portugueses estão Contigo. 1 Abraço. Laurentino José Dourado Nunes ( Scholes ) Switzerland

  65. CARO SÉRGIO EM MEU NOME E EM NOME DA CTRTP OBRIGADO PELA TUA CORAGEM, VAMOS TODOS DEFENDER-TE CONTRA A PTLANDIA E O SEU IMPÉRIO. ABRAÇO , FERNANDO ANDRADE

  66. NUNCA TEVE PORTUGAL UMA MÁFIA TÃO ORGANIZADA.FOI O ÚNICO PAÍS QUE NÃO FEZ A IMPLEMENTAÇÃO DO DIGITAL GRATUITAMENTE,TRANSFORMOU A COISA NUMA GRANDE NEGOCIATA PARA OS AMIGOS…

  67. A RTP ANDA A DORMIR OU NÃO,CLARO QUE NÃO ESTÁ DE OLHOS BEM ABERTOS,É CÚMPLICE,SERÁ QUE TOCA ALGUM A ALGUÉM?AH POIS É,PELO SILÊNCIO…

  68. joao luis da silva cecilio

    ola sergio e todos aqueles que te apoiam.
    resido no canada como muitos outros imigrantes que não conseguiamos aceitar a maquinação que continua ainda a destruir a nação portuguesa,e, sentiamos falta de apoio para lutar contra tal.

    os problemas economicos – falta de pão para muitos- acabaram por fazer-vos encontrar a coragem amordaçada desde 1498…!!!!….admirados?

    assim…..contem comigo também para cerrar fileiras e organizar uma força politica que lute pelo bem da nossa nação.

    sou conservador,respeitador do planeta,concordo com a postura de Jesus- que não era assim tão nova-,discordo da igreja romana e não tenho nem um cisco/atomo de comunista/socialista/anarquista/revolucionário armado de outra coisa que não seja a experiencia e comnhecimento donde viemos,onde estamos e para onde quero caminhar.

    estou agradecido pelo teu trabalho sergio
    e muito contente porque todos os demais se manifestaram.

  69. Sérgio obrigado pela tua coragem. Nem me vou alongar muito, afinal de contas já foi tudo dito! podes contar comigo e com os muitos milhares de Portugueses que como eu estão fartos desta palhaçada! como jurista e cidadão Português interessado no destino vergonhoso do seu Páis partilho com os restantes o sentimento de injustiça e indignação..
    Força!

  70. Apoiamo-lo, a TDT é uma vergonha e outra é o fornecimento da internet.
    São os abusos e a incompetência da PT a que o governo fecha os olhos, a que os políticos fecham os olhos como a tanta outra coisa.
    Força com a sua tese, muitos ou todos o apoiam, se necessário financeiramente.
    Boa sorte,

  71. Parabéns pelo trabalho e pela coragem de denunciar esta corja de corruptos que tem roubado a olhos vistos sob a complacência do poder político que está pura e simplesmente ao serviço deles.
    Gostaria de saber onde posso assinar a petição de apoio ao seu trabalho.
    A reação deles prova que até aqui os poderosos conseguiam intimidar mesmo os investigadores, pois como eles se dizem mecenas, e os media precisam de publicidade, todos se calavam, mas esta geração está farta de comer e calar.
    Boa sorte e unidos venceremos

  72. joaquim antonio castro teixeira

    Parabens pela tua coragem, e denuncia conta esses abutres.Infelizmente minha familia tambem foi dos que foram dos que foram explorados por esses parasitas No pouco que pudermos fazer conta comigo.

  73. Obrigado!

  74. Magnifico!Conseguiu o sr. doutor ( com tese defendida) abanar alguns dos pilares da corrupção e desonestidade de Portugal…Os meus parabéns!
    É que em Portugal até agora a mentalidade da classe politica e do sector corporativo tem continuado a ser mediaval ou seja favores trocam-se por ganhos financeiros…
    Além disto a população em geral é tratada em tom paternalista, sabendo que a população não só não sabe como fazê-lo como tem receia até tenta-lo…Na época digital em que vivemos não se ter telecomunicações adequadas é o mesmo que se assinar uma setença de morte!
    Mais uma vez parabéns e avance para o tribunal sem medo…Os fundos seriam organizados tenho a certeza!

  75. Força. Tem o meu apoio.

  76. Acima leio a ideia de o poder politico estar de acordo com todos estes serios respomsaveis da PT, mas talvês não seja assim tão verdade?
    Podera ser os nossos governantes estarem a ficar exaustos!
    Não vos quero massar mais.Um abraço.
    JoséRamos

  77. Pingback: Portugal: Digital TV Controversy · Global Voices

  78. Isto é que é trabalho, e para todos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s