Uma TDT de hipocrisias

A presidente da Anacom disse hoje que o mercado não tem interesse em mais canais na TDT, mesmo havendo espaço para eles (leia aqui). Só não explica que a falta de interesse vem do facto de que a TDT estabelecida em Portugal não tira proveito da tecnologia digital, não oferece interatividade, não oferece nem mesmo a TV móvel, canais em HD, serviços teletexto, legendagem ou canais de rádio. Quem quer uma TV de qualidade no país deve pagar por ela. Por isto a TDT beneficia, e muito, os canais pagos.

E sobre a cobertura nas zonas de sombra a presidente não fala? A Anacom poderia liberar o acesso às dezenas de canais que têm condições serem visionados pelo sistema via satélite, mas optou por entregar à PT o monopólio na venda dos kits. Os aparelhos comercializados pela PT bloqueiam o acesso aos canais cujos sinais poderiam ser captados legalmente em Portugal, o que parece ferir a Lei das Comunicações Eletrónicas.

Estamos fartos da enganação que temos que aturar sobre a TDT. É só hipocrisia atrás de hipocrisia. Continuam a tentar explicar o inexplicável. Fazem o que fazem e depois inventam desculpas.

O caso dos subsídios é outra vergonha. Apenas 4 mil pessoas utilizaram o incentivo, sendo que 220 mil tinham o direito da receber o benefício na compra dos descodificadores e kits satélite, conforme li aqui.

Isto ocorreu por conta da burocracia desmedida para que os prováveis beneficiários pudessem obter o subsídio e também devido à falta de informação.

A PT agradece, pois assim não gastou com os idosos e as famílias carenciadas. Agradece também porque vendeu mais pacotes MEO, com contratos de fidelização.

É preciso ressaltar também as constantes falhas na receção da imagem. A Anacom quer rever a questão, adotar um sistema de multi-frequências, mas até agora não estabeleceu um prazo para que isto ocorra. Também não demonstrou ainda interesse em obrigar à PT a ampliar a cobertura e reduzir as zonas de sombra, já que a empresa terá mais canais no espectro para distribuir os sinais.

O regulador também não parece contar com o fenómeno anual da propagação a longa distância (Ductos) que sempre assola Portugal Continental no verão. Ou seja, se não houver um planeamento que garanta não haver interferências com Espanha em todo o país (e não só nas zonas de fronteira, pois o fenómeno dos ductos faz com que chegue a Lisboa sinais de Espanha e até do Marrocos, nos meses mais quentes) os problemas verificados na TDT no ano passado repetir-se-ão todos os anos.

A Anacom fala como se não tivesse culpa pelo sistema pífio que temos. É para ficarmos indignados com tamanho descaramento.

18 responses to “Uma TDT de hipocrisias

  1. Isso nem é uma Anacom, é uma Anaconda…

  2. Todas as pessoas sabem que a TDT em Portugal é uma mentira hipócrita. Só PT com o consentimento do governo é que arrecadaram milhões mesmo sabendo que enganavam os Portugueses com tal mentira!!!

  3. Eu tenho a TDT PT e ES, e uma parabolica no satelite HOTBIRD, vejo os jogos da liga á borla.. NAO PAGO NADA A ESTES CHULOS.

  4. Há formas de modificar a nossa TDT, mas falta interesse.

  5. Sr.Sergio, neste caso é mais o inverso, não faltam é interesses, nós temos todo o interesse em ter uma TDT a funcionar bem e com novos serviços já para os hipócritas o interesse é servir muito mal o que não lhes dá lucro.

  6. O interesse do público , sem dúvida que é ter mais e melhores canais na TDT. Infelizmente, esse, é o que menos conta em todo este processo.

  7. Creio que estão a arranjar formas de estudar o problema (não-conceptual, mas sim técnico!). http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1150784

    • No caso de não me ter feito entender, quis dizer que independentemente do facto de que há um problema conceptual que está à vista de quem quer ver, a ANACOM avançou com um concurso público que pretende ajudar a avaliar o problema técnico.

  8. A TÉCNICA USADA PELO SNR. DAVIDE .SANTOS É A MELHOR.

    AO SER VERDADE O EXPOSTO NOS VÁRIOS COMENTÁRIOS, E;

    CERTAMENTE AO EXISTIREM AS CITADAS HIPOCRISIAS E

    INVERDADES DISFARÇADAS, CONCORDO. Qui, 18 Abr, 2013, 20:45

  9. Certamente a atual direção da Anacom parece estar mais preocupada em resolver os problemas que a anterior. Mas é difícil operar num sistema onde aparentemente há uma captura regulatória.

    Aproveito para lembrar que este é um espaço democrático, onde todos podem expor a sua visão, desde que ela não seja de caráter ofensivo. Caso contrário, a mensagem será apagada.

  10. É todos os Portugueses criarem uma plataforma e meter este sr em tribunal e pedir indeminizaçoes. Para n brincarem com dinheiro publico

  11. A TDT DA ESPANHA TEM CERCA DE 50 CANAIS TV EM SINAL ABERTO, aqui em OLHÃO, com o levante (SUESTE) , quase todos se veem muito bem, por vezes, até o sinal é mais forte que o sinal português. Nós portugueses, apenas temos quatro canais (+ TV AR) em sinal aberto; e; se quizer-mos ver mais, é só escolher o pacote e pagar a correspondente factura.

  12. Soube hoje que a PT anda a aliciar as pessoas que TDT DTH para assinarem um contrato de canais pagos com o Meo.

  13. Completamente verdade a afirmação de Miguel, com data de Abril 24, 2013 às 6:16 pm

  14. ESTÁ A TOMAR CONHECIMENTO DE INFRMAÇÃO QUE DESCONHECIA, MAS, A PARTIR DE AGORA, VAI PASSAR A UTILIZAR A MESMA TÉCNICA DE DAVID SANTOS. APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM COXO QUE UM MENTIROSO, É O CASO DAS CITADAS HIPOCRISIAS E MENTIRAS DISFARÇADAS DE VERDADES.

  15. Parabéns pela divulgação da informação sobre a TDT, espero que continue.

  16. Hello there!

    You Need Leads, Sales, Conversions, Traffic for wordpress.com ? Will Findet…

    I WILL SEND 5 MILLION MESSAGES VIA WEBSITE CONTACT FORM

    Don’t believe me? Since you’re reading this message then you’re living proof that contact form advertising works!
    We can send your ad to people via their Website Contact Form.

    IF YOU ARE INTERESTED, Contact us => lisaf2zw526@gmail.com

    Regards,
    Rechner

  17. Enfim, porque sou pobre ,sem possibilidade de adquir televisão paga devo confirmar-me em pagar cerca de 4€ mensais sem ter direito a ver televisão ainda sendo sozinha e idosa,. e talvez por isso mesmo!!! Pois k importância têem os idosos? Já foram explorados,agora não prestamos para nada,!! É tão tristes até dói

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s