Anacom lança campanha sobre o apagão analógico a apenas 14 dias do switch-off

A ineficácia da Anacom em garantir a migração para a TDT revela-se no alto número de pessoas que ainda não aderiu à tecnologia. Aproximadamente 1 milhão e 600 mil portugueses poderão ficar sem ver TV após o apagão analógico.

Também impressiona o facto de que quase 8% da população, conscientemente, não pretende se preparar para a TDT, sendo que metade deste percentual não o fará por questões financeiras, conforme reportagens publicadas pela imprensa.

Como temos afirmado há tempos, parece nõo ter havido uma preocupação real da Anacom em capacitar os portugueses para a TV digital terrestre, o que tem beneficiado as empresas de TV paga, principalmente o Meo, da Portugal Telecom, que aumentou de forma impressionante o número de clientes, tendo alcançado cerca de 30% do mercado de TV por subscrição em poucos anos de atuação.

Diante da fraca adesão à TDT, a Anacom jamais cobrou da PT ações mais incisivas nas políticas de subsídios nem observou o conflito de interesses por ser a dona do Meo a responsável por implementar o sistema de TV digital terrestre no país. Além disto, o regulador nunca trabalhou adequadamente em termos publicitários para informar corretamente à população, o que é comprovado pelos números.

Agora, faltando duas semanas para o apagão analógico, a Anacom lança uma nova campanha publicitária, que obviamente será tão ineficaz como as anteriores, que mais confundiram que esclareceram. O anúncio foi feito hoje no site do regulador. A campanha será veiculada na TV, rádios e outdoors.

Nenhuma estratégia de marketing bem elaborada justificaria uma campanha tão tardia. Mais uma vez fica clara a incapacidade (que parece ser deliberada) do regulador em defender a população.

São os tristes capítulos finais do lamentável processo de implementação da TDT em Portugal.

3 responses to “Anacom lança campanha sobre o apagão analógico a apenas 14 dias do switch-off

  1. De facto notícias como estas já não são grande novidade para quem tem andado a par das “últimas” sobre a nossa TDT…

    Porém, gostaria de partilhar com todos vós a seguinte notícia:

    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=46551

    Um abraço, JONAS

  2. Acho que é uma boa altura para repescar este artigo deste blog:
    https://tvdigital.wordpress.com/2011/12/29/equivocos-da-tdt-o-apagao-no-litoral-que-nao-sera-apagao/

    Em face das explicações dadas, torna-se evidente que a 1a e 2a fases do apagão analógico não afectaram mais do que uma pequena parte da rede analógica. Diria que 75% da rede analógica continua ainda activa!

    Pelo que, olhando para os mapas do artigo, penso que será altamente improvável ser desligada 75% da rede num só dia pelos mesmos senhores que não tiveram coragem de desligar 25% da rede sem ser faseadamente.

    E, ainda com estas últimas noticias, não me parece de modo algum que vá acontecer o apagão de 26 de Abril nos moldes anunciados.

  3. A TDT em Portugal é para esquecer. Vejam a audição parlamentar ao Relvas sobre televisão.

    É absolutamente patética a fuga e o desprezo que ele demonstra durante toda a audição chegando mesmo a ofender pessoalmente deputados que foram eleitos pelo povo ao contrário dele que foi nomeado.
    E aquela deputada do PSD Francisca Almeida que mente com quantos dentes tem e que está há meses a lançar valores de emissão do sinal de tv na TDT absolutamente errados. A pt a governar em terra de cegos e com ajuda dos amigos do Governo.
    Ou há piratas ou esqueçam a TDT!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s